abr
29

ALBERTO FEITOSA PEDIU LEVANTAMENTO DE LÍNGUAS INDÍGENAS

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

É preocupante a informação divulgada nesta segunda-feira (29), a partir de um relatório do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), dando conta de que cerca de 40 das 154 línguas indígenas ainda faladas (vivas) no Brasil estão ameaçadas de extinção (http://www.olindahoje.com/2013/04/linguas-indigenas-ameacadas-de-extincao.html). A sugestão dos pesquisadores para “preservar” essas línguas é documentar os registros de diálogos em áudio e vídeo. Para que? Para estudarem quando estiverem extintas?

Aqui, no Estado, o deputado estadual Alberto Feitosa (PR), atualmente licenciado e no comando da Secretaria Estadual de Turismo, tinha essa preocupação e, em 2008 apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa solicitando à Fundação  do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) um levantamento para identificar quantas e quais são as línguas e os dialetos indígenas e quilombolas falados em Pernambuco, bem como fazer o resgate histórico dos idiomas que desapareceram. “A língua revela uma visão de mundo e traz conhecimentos próprios das sociedades”, argumentou.

Feitosa também fez um pedido à Secretaria Estadual de Educação para que desse mais apoio ao ensino das línguas indígenas naquelas escolas da rede pública estadual que estão localizadas nas regiões do entorno das comunidades indígenas. E ainda apelou para que a Secretaria confeccionasse cartilhas didáticas. Naquele ano, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) definiu que 2008 seria o “Ano Internacional dos Idiomas”.

Em Pernambuco existem pelo menos 11 etnias indígenas e muitas delas não conseguiram resistir ao tempo e preservar os seus idiomas. Na justificativa da sua indicação, o deputado argumentou que o desaparecimento da língua não se caracterizava como “perda total” das identidades indígenas ou quilombolas, “porque ainda existem as danças, os rituais, os sentimentos e as tradições que os fazem preservar as suas raízes”. 

Por: Alexandre Acioli – aciolijornalista@gmail.com

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: