mar
6

APRENDIZADO DE LÍNGUA PORTUGUESA É INADEQUADO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags


Ao contrário do que ocorreu em 2009, a meta de 2011 para o ensino/aprendizagem em Língua Portuguesa não foi atingido. No Brasil, o percentual de jovens com aprendizado adequado nessa disciplina foi de 29,2%, para uma meta parcial de 31,5%. Doze Estados  do País atingiram ou superaram a meta em 2011 e 15 ficaram abaixo da meta. Amazonas e Rio de Janeiro superaram a meta em 8,1% e 5,6%, respectivamente.

Apenas os anos iniciais do ensino fundamental tiveram desempenho menos preocupante. Em Língua Portuguesa, 40% dos alunos apresentaram desempenho adequado (eram 34,2% em 2009), para uma meta de 42%. Em Matemática, 36% dos alunos apresentaram desempenho adequado (eram 32,5% em 2009), superando a meta parcial em um ponto percentual. 

Ensino fundamental – Nos anos finais do ensino fundamental (9º ano) os indicadores melhoraram em relação a 2009, mas não o suficiente para o cumprimento das metas. Em Língua Portuguesa, 27% dos alunos alcançaram desempenho adequado, para uma meta parcial de 32%, estabelecida pelo movimento Todos Pela Educação para 2011. E, em Matemática, 16,9% para uma meta de 25,4%. As marcas anteriores eram 26,2% para Língua Portuguesa e 14,7% para Matemática.

Os Estados de Alagoas, Amapá, Pernambuco e Roraima não conseguiram cumprir a meta 3, de garantir que o aluno tenha conhecimento adequado à sua série, em nenhuma das disciplinas para nenhuma das etapas da educação básica. Já o Estado de Tocantins superou as metas para os anos iniciais e para os finais do ensino fundamental, em ambas as disciplinas; e o do Amazonas superou as metas dos anos iniciais do ensino fundamental, em ambas as disciplinas, e superou a meta de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: