nov
3

Assessoria de candidata do PSOL esclarece mudança de “raça/cor” junto ao TSE

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

A respeito da matéria publicada com o título Candidata a vereadora do PSOL, que em 2016 se registrou no TSE como “branca”, em 2020 está cadastrada como “preta”, a assessoria de comunicação da vereadora Eugênia esclarece:

Em 2020, o Fundo Partidário do PSOL Pernambuco é de R$ 1,8 milhões, 6 vezes a mais do que 2016. Isso se explica pela composição da bancada federal formada por 10 deputados, pelo menos o dobro da quantidade de parlamentares de 2016 (4 parlamentares) quando o fundo era 6 vezes menor – R$ 310 mil (valores estimados). Isso por si só já explica o aumento de recursos para todas as candidaturas nesta eleição de 2020, independentemente, do quesito raça/cor. A candidata Eugênia, pela sua trajetória política e militância, além da tática eleitoral definida pelo partido, se insere entre as candidaturas que recebe mais recursos em decorrência do seu potencial eleitoral. Em 2016 foi a candidata a vereadora mais votada do PSOL Olinda, com mais de 2 mil votos, e em 2018 obteve mais 113 mil votos como candidata a senadora.  

Vale salientar que, ao contrário do que diz a matéria no Blog Olinda Hoje, a candidata a vereadora em Olinda, Eugênia (PSOL), reavaliou sua autodeclaração raça/cor junto ao TRE-PE desde 2018, quando concorreu ao senado federal, e não em 2020. Essa decisão é consequência da sua militância, engajamento e vivência em movimentos de luta negra, do seu trabalho político, e da reivindicação da sua ancestralidade ao longo da sua vida nos últimos 5 anos como pessoa pública. Eugênia, diante de uma melhor compreensão histórica, familiar e pessoal escolheu de forma livre e transparente fazer essa alteração. 

Causa estranheza, na reta final da eleição municipal em Olinda, o blog levantar tal “fato” e publicar a nota, sem ao menos ouvir a resposta da candidata. Sabemos a que interesses políticos esse tipo de “notícia” serve, basta verificar os comentários na página de facebook do blog. Além disso, é recorrente o espaço dado nesse mesmo blog a qualquer um que se preste a tentar difamar o PSOL, sua direção e suas figuras públicas. Nós reiteramos o nosso compromisso com a política municipal e o nosso engajamento em movimentos sociais de luta anti racistas. Nossa preocupação e vontade de fazer uma política com afeto, leve, participativa e combativa a abusos de poder, onde a mulher tenha representatividade política e voz. Por isso, Olinda mandou te chamar para construir este mandato que vai ocupar a Câmara de Vereadores e Vereadoras da cidade.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: