maio
13

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE ABANDONO DO SÍTIO HISTÓRICO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags


A especulação de que Olinda poderia perder o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em razão da falta de cuidado na manutenção dos imóveis e das peças arquitetônicas inseridas no Sítio Histórico, assustou moradores e apreciadores do município em todo o Estado. Preocupada com a situação, a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) solicitou audiência pública para discutir a conservação do patrimônio histórico e cultural de Olinda na Assembleia Legislativa (Plenarinho III). O debate aconteceu na manhã desta segunda-feira (13).

Há 30 anos, Olinda recebia o título de Patrimônio pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Mas, ao invés de ter o que comemorar, os olindenses estão preocupados com a situação de abandono e de degradação do Sítio Histórico, que corresponde a 4,7% da área total do município.

Recentemente, a possibilidade de Olinda perder o título da Unesco foi levantada pela imprensa (http://www.olindahoje.com/2013/04/olinda-titulo-de-patrimonio-cultural.html), porque a administração do município não tem realizado a manutenção como deveria. Com base em auditorias realizada em 2006, 2009 e 2012, o Ministério Público de Contas (MPCO) encaminhou ofício à Unesco questionando a organização quanto à manutenção do título.

Esse cenário de má conservação não é novidade para os, aproximadamente, 15 mil cidadãos que moram no Sítio Histórico e também não passa despercebido pelos milhares de turistas que visitam Olinda todo ano – embora a administração municipal negue o abandono e a ameaça de perda do título (http://www.olindahoje.com/2013/04/secretarios-garantem-olinda-nao-perdera.html). Em virtude da situação que o Sítio Histórico vivencia atualmente, a audiência pública requerida servirá para debater a implementação de melhorias para Olinda.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: