mar
5

"BRASIL" FOI PARA O ORIENTE ETERNO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Olinda     Tags

A minha primeira calça, aos dez anos de idade, foi confeccionada por ele, sob medida. Não só a minha, mas a da maioria dos adolescentes da minha época, que residiam no sítio histórico de Olinda (Amparo, Guadalupe, Bonsucesso…).

Naqueles tempos, de 1976, 77, 78… 80, quem queria roupa sob medida, em linho, de qualidade e sem defeito, recorria ao “Velho” Brasil, um profissional de mão cheia. Foi o alfaiate dos nossos pais e tios e passava, também, a atender àquela juventude chata, crítica.

Mais recentemente, sem aceitar os manequins sob medida das grandes marcas de confecções, muita gente resolveu voltar no tempo e recorrer às costuras sob medida – inclusive eu. E aí estava novamente o “Velho” Brasil, recebendo as nossas encomendas, de calças, camisas e bermudas, a maioria em linho.

Eu, particularmente, “dei pouco trabalho” ao Brasil. Meus pedidos e ‘encomendas’ eram poucos. Mas quem deu muito trabalho àquele Preto foi o Homem da Meia Noite. Isso mesmo! Durante mais de 30 anos foi o “Brasil”, aliás, o Auderico Fernandes de Oliveira, quem vestiu, com maestria e elegância, o calunga mais famoso do carnaval pernambucano.

Mas na manhã desta segunda-feira, o nosso querido Auderico “Brasil” resolveu partir e deixar todo mundo na mão. Desencarnou, foi para o Oriente Eterno e não deixou substituto. Não pense você que foi sacanagem dele, não! “Brasil” era único, feito sob medida para todos nós, que tivemos o privilégio de gozar da sua amizade e companhia.

“Brasil” tinha 84 anos e faleceu hoje, no Hospital Nossa Senhora do Ó (Paulista). O seu velório está começando agora, às 16h, na sede do Clube O Homem da Meia, na Rua do Bonsucesso.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: