abr
6

CALVÁRIO NA SEXTA-FEIRA SANTA NO ALTO DA SÉ

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Venho através deste, externar a minha tristeza com  a gestão municipal pelo ocorrido na Sexta-feira Santa, durante a saída da Procissão do Senhor Morto (16h), onde após a celebração da Paixão do Senhor pelo nosso estimado arcebispo metropolitano, Dom Antônio Fernando Saburido OSB, na Igreja da Sé, iniciou-se a procissão com irmãos da Venerável Ordem III de São Francisco de Olinda, a mais antiga do Brasil, conduzindo com outras irmandades os quatro andores (Senhor Morto, Santa Madalena, São João Evangelista e Nossa Senhora das Dôres), a única no Nordeste.

Uma multidão de fiéis, turistas e total congestionamento no trânsito, apesar dos oficios enviados para que estivessem presentes batedores e guardas de trânsito do município, pois esta procissão existe há mais de 200 anos. Passamos mais de uma hora para sair com a procissão. Carros estacionados em lugares proibidos no Alto da Sé; em calçadas, no Largo e na Ladeira da Misericórdia (onde haveria uma parada para reflexão com o Bispo); Largo do Amparo, Rua do Amparo etc. 

Somente às 17h apareceram dois batedores. A crítica era geral, de turistas e fiéis, externando a falta de uma gestão produtiva, além de não ter nenhum representante do executivo ou do legislativo em tão grande e tradicional evento religioso e cultural. Há uma gestão não qualificada, sem resolutividade nas ações.

Dom Hélder dizia: “Você não ama o que não conhece”.

Vamos cobrar da Secretaria que cuida do trânsito em Olinda, providências urgentes nos eventos. Tenho milhares de fotos que comprovam a falta de gerência do trânsito no Sítio Histórico de Olinda, além da falta de respeito à preservação das tradições religiosas e culturais da nossa querida e amada Cidade Patrimônio. 
Apesar de várias emissoras de televisão registrarem “in locun” a bagunça, nada foi feito. Nem a presença da maior autoridade eclesiástica do nosso Estado, que é o nosso querido arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando, fez com que o município respeitasse este momento de reflexão  e vivência cristã dos olindenses. 

Aguardo, verdadeiramente, providências como morador de Olinda.

Atenciosamente,

Edson Oliveira OFS

(olindense/morador de Olinda e defensor de nossas tradições culturais e religiosas, sem nenhuma pretensão politica partidária)

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: