fev
2

CARNAVAL DE BONECOS NO PARANÁ

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Olinda     Tags

Não é só de bailes à fantasia e desfiles de blocos e escolas de samba que vive o Carnaval. Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), a festa de Momo costuma ser comemorada de forma diferente, através de uma grande apresentação de bonecos.
No próximo dia 14, acontecerá no município a 10ª edição do Carnaval dos Bonecos, que já começa a se transformar em tradição. Às 21h, após a realização de um baile infantil e de um baile da família, cerca de 50 bonecos de até cinco metros de altura devem desfilar pela Rua Veríssimo Marques, na região central da cidade.”Este ano, como estamos comemorando dez anos de desfile, devemos realizar uma retrospectiva de todos os carnavais já promovidos. Serão levados para a rua bonecos utilizados em todos os anos, além de 16 inéditos. A idéia é de que o desfile seja uma verdadeira festa de aniversário”, comenta o coordenador do Carnaval dos Bonecos, Joelson Cruz.
O desfile dos bonecos conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais e é sempre realizado no final de semana anterior ao final de semana do Carnaval. Isto para que o evento da cidade não concorra com outros realizados em Curitiba e no litoral. Ao assistir ao desfile, muita gente o compara ao desfile de bonecos gigantes que anualmente acontece em Olinda (PE). Porém, Joelson explica que as duas apresentações têm pouca coisa em comum. “Acho que, de semelhante, temos apenas o tamanho dos bonecos, pois eles têm diferentes técnicas de confecção. Em Olinda, são utilizados papel, gesso e madeira. Em São José, a base dos bonecos é de espuma. A intenção é que eles fiquem leves, mas sem perder a imponência. Além disso, utilizamos vários tecidos coloridos, alumínio e muito brilho, o que dá um ar bem carnavalesco”, conta.A estimativa é de que o desfile deste ano atraia um público médio de 20 mil a 30 mil pessoas. Nas apresentações, os bonecos costumam criar um clima bastante lúdico e conquistar a simpatia tanto de crianças quanto de adultos. Já os participantes do desfile devem totalizar 1.500 pessoas. Cada boneco gigante costuma ser conduzido por um único participante.
Fonte: Paraná Online

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: