maio
24

COMEÇA HOJE 4ª EDIÇÃO DO PROJETO TEM PRETO NA TELA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

A quarta edição do projeto Tem Preto na Tela será aberta às 19h desta sexta-feira (24), na comunidade Xambá, no bairro de São Benedito, em Olinda. Começa com a exibição do filme “Quanto Vale ou é por Quilo?”. Amanhã (25), Dia da África, a programação acontecerá no canteiro do viaduto sobre o giradouro do Complexo de Salgadinho. A partir das 9h haverá oficina de percussão para crianças e jovens da localidade e comunidades próximas. À tarde, a partir das 15h, comunidades quilombolas e de terreiros tradicionais de Olinda e Recife participam da programação.

Mudas de baobás serão plantadas no espaço. Durante o plantio, haverá uma cerimônia religiosa comandada pelo babalorixá Ivo da Xambá, além de cortejo de grupos culturais. Além do plantio do Baobá, haverá o lançamento, com distribuição gratuita, de uma versão atualizada do e-book “Pernambuco, Jardim de Baobás”, de Antônio Campos, curador da Fliporto. A noite estará reservada para o pré-lançamento do vídeo documentário “Música de Terreiro: quando a memória faz a festa”, que conta a trajetória do Grupo Bongar a partir da vivência dos integrantes do grupo no culto Xambá e na tradicional Festa do Coco da Xambá.

O evento termina no domingo (26) com visita guiada à comunidade Xambá, visitação ao Memorial Severina Paraíso da Silva e ao bairro e com o Toque Religioso de Yemanjá, no Terreiro Xambá. Para participar da oficina e da visita guiada, o público deve levar um quilo de alimento não perecível e um litro de água, que serão doados às vítimas da seca. 

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: