maio
15

COMISSÃO DA VERDADE: RESULTADOS PRÁTICOS?

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

O advogado e vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz, irmão do preso político que desapareceu no Rio de Janeiro em 1973 e nunca mais foi encontrado, Fernando Santa Cruz, está preocupado com as primeiras entrevistas dos membros da Comissão da Verdade, nomeados pela presidente Dilma Rousseff no último dia 10, porque até agora não houve declaração de nenhum deles de que vai apurar as denúncias contidas no livro “Memórias de uma guerra suja” de autoria de um ex-delegado do Dops.


De acordo com a versão do delegado Cláudio Guerra, os estudantes pernambucanos Fernando Santa Cruz e Eduardo Collier, mais o ex-deputado Rubens Paiva, figuram na lista dos 12 desaparecidos que foram presos por agentes da repressão, no Rio de Janeiro, torturados e mortos nos porões da ditadura, e posteriormente levados para una usina de açúcar na cidade de Campos onde os corpos foram incinerados. Há quem ache esta versão é fantasiosa, mas de qualquer sorte tem que ser apurada.


Conforme Marcelo Santa Cruz, em vez de garantirem ao país que vão apurar essas denúncias, os membros da Comissão da Verdade “ficam o tempo todo dizendo que não são revanchistas, que vão fazer a reconciliação nacional e que irão obedecer à equivocada decisão do STF sobre a Lei da Anistia (de que ela é intocável)”. É legítima e compreensível a preocupação do vereador, mas não se pode querer que a Comissão comece os seus trabalhos por este livro. Ela certamente vai chegar lá, mas não agora. 

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: