jun
16

CONSTRUÇÕES DE BAIXA QUALIDADE: 485 PRÉDIOS EM RISCO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Edifício Éricka, em Jardim Atlântico
Pouco tempo após a queda dos edifícios Éricka e Enseada de Serrambi, ambos em Jardim Fragoso, a Prefeitura de Olinda encomendou um estudo à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para avaliar a situação dos prédios-caixão na cidade. O levantamento foi realizado no final de 2000. Segundo o coordenador do trabalho, o engenheiro civil e professor da UFPE Washington Amorim, cerca de 2 mil imóveis foram vistoriados, dos quais 485 apresentaram algum tipo de risco.

De acordo com ele, um somatório de erros em sequência contribui para a situação complicada em que se encontram muitos dos imóveis interditados em Olinda, principalmente em Jardim Atlântico. “Boa parte do bairro fica em uma área de planície, que muitas vezes fica abaixo do nível do mar”, explica. A utilização de material de baixa qualidade nas construções também serviu para acentuar o problema. “Quando junta a maré alta com chuva forte, a água não drena de forma adequada e tudo fica encharcado na base. Nessas horas, o tijolo já era, vira lama”, alerta.

O professor descreve, ainda, outra situação que agrava a instabilidade dos prédios: as reformas feitas nos apartamentos. Como os prédios em alvenaria resistente possuem o térreo “descansando” em um aterro comportado, qualquer alteração na estrutura do edifício transfere o peso dos móveis para as paredes. “Moradores que retiram as paredes internas acabam assumindo um risco altíssimo para a segurança da construção”, afirma. Cada uma dessas situações, explica o engenheiro, vai diminuindo o “fator segurança” dos edifícios.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: