abr
1

Contratação de Cooperativas ajuda a diminuir tarifas empregatícias

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Empregos     Tags ,

O vínculo empregatício através da CLT é uma das maiores queixas dos empresários brasileiros. Os compromissos que essa modalidade de emprego traz para os gestores implicam em uma série de taxas e benefícios para os colaboradores das instituições que atuam. No entanto, há outras alternativas legais que podem facilitar e diminuir as tarifas que envolvem o trabalho.

Uma delas é firmar contrato com uma cooperativa de trabalhadores. Izabeli Lopes, diretora da Solidare, cooperativa que atua na área da saúde, explica que existem muitos pontos atrativos nesse tipo de contratação. “O trabalhador cooperado não é caracterizado como empregado, de acordo com a CLT, e isso não se torna, de forma alguma, uma desvantagem para o colaborador, uma vez que nesses casos não há inúmeros descontos no holerite”, explica.

Todo o processo empregatício via CLT traz uma série de tributos mensais para o empregador e há também muitos descontos para os funcionários. Entre eles estão o INSS, PIS, FGTS, 13º salário, férias, RAT, além de qualquer acidente de trabalho que possa vir a acontecer.

Em contrapartida, na modalidade de cooperação, os tributos são reduzidos, sendo que o sócio cooperado é considerado um contribuinte individual. Ainda assim, Izabeli ressalta que o percentual de recolhimento (20%) incide diretamente na remuneração do colaborador e é descontado e recolhido ao INSS pela Cooperativa, de forma que não se perca o benefício, caso ele não recolha pelo teto em outra fonte pagadora.

A Solidare e outras empresas que prestam serviço no formato de cooperativa (como a Cooperativa de Jornalistas de Pernambuco) trabalham diretamente com o contratante e um extenso banco de dados, buscando entender as necessidades e quais são os melhores profissionais para a instituição.

“Além de todos os detalhes que envolvem a contratação de bons profissionais, algo que faz grande diferença para os gestores é uma equipe competente e bem treinada, que é justamente o serviço completo que uma cooperativa pode apresentar”, finaliza Izabeli Lopes.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: