nov
17

"CURTA GUADALUPE" SERÁ RECITADA AMANHÃ À TARDE NA FLIPORTO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

“Curta Guadalupe”, livro de Mônica Siqueira, é canto de exaltação, num só poema, ao bairro onde reside. As linhas imagéticas desenhadas por ela no seu límpido painel passeiam as vistas do leitor, quaisflashes, nos diversos momentos vividos da Cidade Patrimônio da Humanidade. Portanto, é nesse “pedacinho de chão”, como gosta de assim chamar sua aldeia, que Mônica Siqueira se plenifica para construir versos de sua mais vívida trajetória, reescrevendo a história do presente às futuras gerações. A obra será recitada amanhã às 15h, no estande da Prefeitura de Olinda, na Fliporto.

A obra tem prefácio do poeta Luiz Carlos Dias, aqui reproduzido:
.
Guadalupe: Poesia, Alma e Chão 

Mônica Siqueira, atenta ao pensamento de Leon Tostoi, segundo o qual a pretensão do homem em ser universal começa quando ele pinta a sua aldeia, em “Curta Guadalupe” desenha, sem nenhuma presunção de reconhecimento, o painel cotidiano de sua aldeia: o bairro do Guadalupe.

Com emoção e energia contundentes de verdadeira cronista do seu tempo, Mônica Siqueira revela-se transparente e breve, num canto de terna exaltação aos vários personagens da vida real do bairro.

As linhas imagéticas desenhadas por ela no seu límpido painel passeiam as vistas do leitor, em flashes, nos diversos momentos vividos da cidade patrimônio da humanidade.

Dessa forma, a poeta redescobre o bairro onde mora, mapeando os meios-fios das ruas e ladeiras, onde desfilam os blocos e troças do carnaval de Olinda em chuva de confetes e, do mesmo modo, as crianças e o futebol se encontram…

É, portanto, nesse “pedacinho de chão”, como gosta de assim chamar sua aldeia, fonte da matéria-prima dos seus escritos, que Mônica Siqueira se plenifica para construir versos de sua mais vívida trajetória, reescrevendo a história do presente às futuras gerações.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: