nov
10

Denúncia de crime eleitoral praticado por vereador olindense

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

Candidatos não podem veicular propaganda eleitoral, a qualquer tempo, em templos religiosos e na área do seu entorno. A prática é proibida, de acordo com a lei federal  9.504/97 (Lei Eleitoral) e a resolução 23.457/2015 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas o vereador olindense e candidato à reeleição, Algério Nossa Voz (Patriotas), descumpre a lei

A denúncia é de um obreiro da Igreja Assembleia de Deus, na comunidade 4 de Outubro, no bairro de Ouro Preto. Segundo ele, nos dias de culto são expostos banners e distribuídos marcadores de Bíblia (foto), com nome e número do candidato, na área do templo. A prática também vem ocorrendo em outros templos dessa denominação religiosa. O vereador Algério exerce o terceiro mandato. 

O obreiro reclama do abuso de poder religioso, que pode ser motivo de denúncias ao Ministério Público Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). “Faço parte dessa mesma igreja e acho isso revoltante. Quando vamos conversar com os irmãos, eles falam que o pastor orientou a votar em Algério, que vai na igreja e toma o lugar de Deus. As lideranças colocam ele para sentar no primeiro banco da igreja e, do púlpito para a nave da igreja é só agradecimento ao vereador”, queixa-se.

Legalmente, os templos religiosos são considerados como bem de uso comum e, portanto, é proibida a “veiculação de propaganda de qualquer natureza”. Em caso de desobediência à lei, o candidato está sujeito a multa e até a cassação do registro da candidatura pelo TRE-PE. A igreja Assemblei de Deus em Olinda está distribuída em nove áreas, com 93 congregações e mais de 50 mil membros.

Fotos: Divulgação

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: