out
4

DETRAN-PE IMPLEMENTA SOLUÇÃO SYSTEM CENTER MICROSOFT

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Sétimo Estado mais populoso do Brasil, com quase nove milhões de habitantes, Pernambuco possui 118 postos de atendimento do Detran, distribuídos em 185 municípios e gerenciados por 1.800 computadores. Toda essa rede, instalada para prestação de serviços aos cidadãos e fiscalização das leis de trânsito exigia do órgão uma solução que facilitasse o gerenciamento dos servidores, a distribuição e atualização de aplicativos e o inventário dos sistemas disponíveis.


Após análise das soluções oferecidas no mercado, o Detran-PE abriu licitação para aquisição do produto e a Brasoftware, um dos mais tradicionais revendedores de software do mercado brasileiro, venceu a concorrência para implementação do Microsoft System Center. Com uma equipe enxuta de cinco profissionais, a área de Redes do órgão, comandada por Antônio Fernandes da Silva Oliveira, já trabalhava com um sistema criado internamente para a distribuição dos aplicativos. No entanto, havia a necessidade de aprimorar o serviço com novas funcionalidades, como apontamento da capacidade de cada máquina, além do melhor gerenciamento de backups, produtos Microsoft instalados e virtualização de servidores.


“Com esse novo ambiente, conseguimos decidir melhor onde investir, pois corríamos o risco de adquirir licenças sem necessidade”, explica Oliveira. Segundo ele, hoje a sua equipe consegue gerenciar remotamente qualquer desktop/servidor com seus respectivos backups na rede do Detran-PE.


“A Brasoftware trabalhou na implementação de quatro ferramentas modulares do System Center: Configuration Manager, Data Protection Manager, Virtual Manager e Virtual Machine, que integradas, estão aumentando a produtividade da equipe de TI”, detalha Emerson Teixeira, gerente de solução da Brasoftware responsável pelo projeto.


Antes desse novo ambiente, a equipe de Redes do Detran-PE perdia muito tempo na atualização de um aplicativo, por não ter recursos na ferramenta antiga para avaliar a dimensão do que existe instalado em cada máquina, quantidade de licenças existentes e quais as versões estão rodando em cada equipamento.


Virtualização de servidores – Paralelo ao projeto de inventário e monitoramento dos desktops e notebooks, foi iniciado o trabalho de virtualização dos 40 servidores físicos do Detran-PE, por meio das ferramentas Virtual Machine Manager. “Estamos com 22 máquinas virtualizadas até o momento. A ideia é finalizarmos o projeto nos próximos meses. Mas com as informações integradas em uma mesma solução, já percebemos maior facilidade para identificar e monitorar a situação dos servidores”, explica Oliveira.


A virtualização tem o objetivo de reduzir custos e tempo da equipe de Redes, que realiza diariamente o trabalho de firewall, Exchange, backup, antivírus e análise de servidores de todo parque do órgão.


Até o final do ano, está prevista a abertura de mais três pontos de atendimento do Detran-PE, aumentando o número de máquinas para gerenciamento. “Com esse projeto, as próximas unidades chegarão com a casa melhor organizada e poderemos atender a todos adequadamente e em sincronia”, finaliza.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: