set
2

Doenças cardiovasculares matam mil pessoas por dia no Brasil

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags , ,

Durante todo este mês, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realiza a campanha Setembro do Coração – 30 dias dedicados a levar informações sobre a prevenção e o combate às doenças cardiovasculares bem como a importância de cuidar do coração.

A ação será veiculada em mídia digital, por meio das redes sociais da SBC, e vai difundir informações para ajudar a população a cuidar da saúde deste órgão vital ao corpo humano, ter hábitos saudáveis e fazer o acompanhamento cardiológico – principalmente os portadores de doenças cardiovasculares, enfermidades que mais causam óbitos no país e no mundo.

“Meio bilhão de pessoas no mundo e 14 milhões no Brasil são acometidas por doenças cardiovasculares. O problema é grave porque essas elas são responsáveis por mais de 30% das mortes no país. São mais de 380 mil óbitos todos os anos no Brasil, cerca de mil mortes por dia. Esses números expressivos preocupam, sobretudo diante de doenças que poderiam ser prevenidas e tratadas. É um problema de saúde pública”, alerta o presidente da SBC, Marcelo Queiroga.

O Brasil registra uma morte a cada 40 segundos devido às doenças cardiovasculares, que causam o dobro de óbitos causados por todos os tipos de câncer juntos, duas vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência), três vezes mais que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções – incluindo o HIV/Aids. Nesse contexto, o alerta, a prevenção e o tratamento adequados e o acompanhamento médico podem reverter essa grave situação.

Nesse momento de pandemia do covid-19, alguns cuidados extras se tornam indispensáveis para viver mais e melhor, principalmente quem sofre de doenças cardiovasculares. Dados do Ministério da Saúde informam que a cardiopatia é a comorbidade mais associada com mortes em decorrência do covid-19. Mais um motivo para os portadores dessas enfermidades não negligenciarem a rotina de cuidados à saúde.

A campanha da SBC, com posts diários e lives com especialistas da instituição trará dicas e orientações sobre atividade física, alimentação saudável, cuidados gerais com a saúde do coração, bem como informações relevantes sobre prevenção e combate às doenças cardiovasculares. A população pode participar dessa jornada de aprendizado divulgando e compartilhando o conteúdo da campanha usando a tag #EuCuidoDoMeuCoração.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: