jan
30

EM TEMPO DE FREVO, UM POUCO DA HISTÓRIA DO SAMBA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Reconhecidamente um dos gêneros mais populares do país, o samba se transformou, ao longo dos anos, em identidade nacional. Grandes músicos e compositores foram responsáveis por popularizar o samba, como Noel Rosa, João da Baiana, Cartola, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. No exterior, o ritmo é reconhecido e valorizado como um símbolo do Brasil e do brasileiro, tanto quanto o futebol e o carnaval.

Para contar tudo sobre a trajetória desse estilo musical, a origem, as curiosidades e os personagens mais marcantes, Marcos Alvito acaba de lançar o livro “Histórias do Samba – De João da Baiana a Zeca Pagodinho” pela editora Matrix. De maneira leve e bem-humorada, a obra tem como objetivo traduzir para o papel o espírito do samba.

Segundo o autor, o livro é um agradável passeio pelo universo do samba e contém boas surpresas. “O leitor vai conhecer um pouco da vida de grandes nomes do gênero, por meio de histórias românticas, tristes e engraçadas. Além disso, entre uma narrativa e outra, descobrirá como foram compostas algumas letras consagradas e qual a origem dos instrumentos utilizados pelos sambistas”, explica.

O livro possui cem histórias variadas, que podem ser lidas da maneira como o leitor preferir, pois não estão em ordem cronológica. “Muitos sambas são na verdade crônicas do cotidiano. Eles nascem de conversas, de diálogos, daí a importância das parcerias para os sambistas: é preciso haver troca de ideias para haver samba”, garante o autor.

Alvito observa, ainda, que é possível delinear a alma do samba a partir da vivência dos sambistas e ressalta o poder social da música: “O samba é capaz de rir dos problemas ao mesmo tempo em que os aponta e de transformar a dor em alegria”, finaliza.


Fonte: http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cultura/noticias/arqs/2013/01/0247.html

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: