out
20

Enquetes nas redes sociais estão proibidas desde 27 de setembro

dia 27 de setembro está proibida a realização de enquetes de candidatos a prefeitos e vereadores, no Facebook, blogs e outras redes sociais. Eleitores de Olinda que navegam, principalmente no Instagram, facilmente encontram algumas delas abertas, colhendo votos e divulgando resultados.

Diferentemente das pesquisas (formais), as enquetes são levantamentos de opiniões de eleitores (informais), sem nenhum controle do universo amostral, sem critérios estatísticos e sem a utilização de método científico para sua realização e validação do resultado. A participação nas enquetes depende apenas da participação espontânea do interessado.

Quem promove e divulga essas enquetes, fora do prazo legal definido pela legislação eleitoral, está cometendo infração e pode pagar caro por isso. Se comprovada, o autor estará sujeito a multa que varia de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

Se qualquer cidadão, eleitor ou não, fizer uma denúncia à Justiça Eleitoral, o responsável pelo levantamento não terá como se livrar dessa pesada multa. A pena é aplicada baseada em critério objetivo e praticamente não existe margem para justificativas e argumentos de defesa. 

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: