set
9

ESCOLA EM PEIXINHOS APOIADA PELO PROJETO BRINCANDO COM OS SONS

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

A consolidação do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes em Olinda, Patrimônio Cultural da Humanidade, acontece com muita música, teatro, cores e alegria. Este é um dos resultados do Projeto Brincando com os Sons, que tem a Associação Nossa Voz como proponente. Este é um dos três projetos apoiados em Pernambuco pelo Fundo Juntos pela Educação, como parte do Programa pela Educação Integral. 


O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa pela Educação Integral apoia sete projetos em Pernambuco e Ceará. Cada projeto está baseado em uma rede composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. São redes formadas para promover o desenvolvimento integral, através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões, de crianças, adolescentes e jovens destas comunidades.


Ao longo do projeto, que termina no final de 2013, novas oficinas foram sendo criadas para atender aos alunos da Escola Estadual “Monsenhor Arruda da Câmara”, parceira do projeto, e também da comunidade. Foram criadas novas oportunidades para a ampliação do universo cultural de crianças e adolescentes do populoso bairro de Peixinhos.


Oficinas de violino, flauta, violão, teclado e bateria, para alimentar a conhecida e celebrada vocação de Olinda para a música. Mas também oficinas de ballet, artes cênicas, material reciclável e futebol. Para as famílias, oficina de cestaria e rodas de conversa sobre diversos temas, na perspectiva do respeito aos direitos e cidadania. A Lei Maria da Penha foi um dos temas discutidos.


Neste sentido,  o projeto contribuiu para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes na cidade. Também são parceiros o Conselho Tutelar da Região I de Olinda e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS-III). Em função dessa presença, permitindo o contato de crianças e suas famílias com organizações do Sistema de Garantia de Direitos houve uma importante disseminação de informações sobre direitos fundamentais  e que não eram respeitados até então. “Com a atuação em rede, o projeto tem proporcionado uma mobilização comunitária importante, voltada para a defesa de direitos”, observa a assessora de projetos da Associação Nossa Voz, Ítala Fabiana Santos do Nascimento Gomes.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: