dez
19

ESCOLHI A PROFISSÃO ERRADA OU SERÁ MESMO O FIM DO MUNDO?

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Olinda     Tags

Faz tempo que deixamos de receber mensagens do nosso real interesse. Diariamente, ao abrirmos a caixa de correspondência (e-mail), nos deparamos com muito lixo, coisas inúteis. São dezenas, centenas de pedidos, spans, correntes e aqueles famosos avisos de depósitos de grana (referente ao pagamento de um serviço que você não prestou), naquela sua conta bancária que você nunca teve e nem sabe se abrirá um dia.

Agora, no final de ano, o número de e-mail recebidos triplica, com mensagens de Natal, Feliz Ano Novo e muitas previsões para o ano que se aproxima. Pois bem… Depois de três dias sem consultar a minha caixa de mensagens, resolvi, hoje (19.12), no finalzinho da manhã, buscar e selecionar informações e contatos interessantes… Aqueles que, realmente, poderiam servir para alguma coisa.

Depois de jogar na lixeira mais de uma centena de inutilidades, um e-mail me chamou a atenção. Justamente um, com previsões para 2012. É uma espécie de consultoria, mostrando-me o caminho a seguir em 2012, justamente o ano em que o mundo irá se acabar, segundo as previsões Maia  (Aliás, vale a pena a leitura de “O cataclismo mundial em 2012 – A contagem regressiva Maia para o fim do mundo”, de Patrick Geryl).

O texto do ‘confidente dos astros’ não deixa de ser interessante. Mas é, também, engraçado, surpreendente e, porque não dizer, preocupante. Coisa do fim do mundo? Diz exatamente o seguinte:

“ALEXANDRE, por ser muito calmo, você prefere profissões que exijam passividade e que proporcionem oportunidades de receber elogios. Não hesite; afaste-se dos trabalhos que exijam intensa competição”.

Em seguida vem um extenso e cansativo perfil do canceriano. No finalzinho, de quebra, a consultora astrológica faz sugestões para o fim das minhas dificuldades e, naturalmente, para o meu sucesso profissional: “As profissões mais adequadas para o seu perfil, ALEXANDRE, são: arqueólogo, enfermeiro, marinheiro, mergulhador, pediatra e poeta (sic)”.

Até aí tudo bem. Mas o pior de tudo é que essa consultoria vocacional chega com (pelo menos) 25 anos de atraso. Durante o último quarto de século frequentei a academia nos cursos de graduação em Jornalismo e Radialismo, passei pelo mestrado em Comunicação e por especializações em Marketing e Ciência Política, além de um aperfeiçoamento em Educação Ambiental. Durante duas décadas, respiro, faço e vivo jornalismo. Um emprego aqui, um freela alí, mas sempre insistindo no jornalismo.

E agora, consultora? O que faço da minha vida a partir de 2012? Devo desistir do Jornalismo? Vou estudar Arqueologia? Ou será melhor me inscrever no concurso público para a Marinha? Enquanto aguardo alguma resposta, vou começar tentando fazer a minha primeira poesia!

1 Comentário to “ESCOLHI A PROFISSÃO ERRADA OU SERÁ MESMO O FIM DO MUNDO?”

  • Anonymous 19 de dezembro de 2011 às 18:19

    Parabéns Jornalista. Adorei.
    Essa redação mostra bem o seu estado de espírito e bom humor para brincar com coisa como a astrologia, que muita gente acredita e não sai de casa sem consultar o horóscopo. Se a gente leva isso aí muito a sério não consegue ser feliz. É bom bricar.
    Ângela Silva, Recife.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: