maio
25

ESPAÇO CIÊNCIA TEM PROGRAMAÇÃO PARA O DIA MUNDIAL DA ENERGIA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags


Para comemorar o Dia Mundial da Energia, que ocorre na próxima quarta-feira (29), o Espaço Ciência preparou uma programação que abordará o tema “Energia: Use consciente para ter sempre”. As atividades que acontecerão nos dias 27, 28 e 29 de maio, são gratuitas e contemplam estudantes de todas as idades. A entrada é gratuita. Mais informações e agendamento de grupo podem ser feitos pelo telefone (81) 3241.3226. O Espaço Ciência fica localizado no Parque Memorial Arcoverde, próximo ao Centro de Convenções, em Olinda.

Programação

Espectroscopia: O raio X da energia da Terra

A maior parte das fontes de energia da Terra são provenientes da ação direta ou indireta do sol. Mas o que é essa energia? Como ela chega aqui? Existem diversas técnicas para “enxergar” como essa energia influencia nossas vidas, uma dessas é através do espectro da luz do sol. A partir dessa atividade todos poderão entender de forma prática como essa energia chega para nós.

Transformações de energia

Todos conhecemos a célebre frase atribuída a Lavoisier “na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Mas será que faz sentido? Na usina hidrelétrica a energia é gerada ou transformada? Poderemos conferir de forma lúdica essas transformações a que os cientistas se referem e entender um pouco melhor sobre conservação de energia.

A energia dos vegetais

Muitos já ouviram que o ser humano é uma máquina perfeita em todos os detalhes. Mas qual a fonte de energia que alimenta “essa máquina”? Qual nosso combustível? Parte da energia que nos mantém vivos vem dos alimentos, entre esses alimentos estão as frutas e os vegetais. Será que esses vegetais podem fornecer energia para ligar um rádio? Um celular? Uma máquina de lavar?

A importância do Sol

A quase 5 bilhões de anos que o sol vem trabalhando intermitentemente para iluminar o sistema solar e caracterizar tudo que nele há. Nesse processo destacamos a Terra. A humanidade desde os tempos mais remotos que, de alguma forma, vem tentando aproveitar a potência dessa “grande usina de energia” que é o sol. Venha e descubra como aproveitar também.

A energia dos ventos

Já faz parte da paisagem de alguns litorais brasileiros, principalmente aqui no Nordeste grandes torres para geração de energia elétrica a partir dos ventos, mas como acontece a geração dentro dessas torres? Será que em todo lugar que tem vento, elas podem ser instaladas? Venha e construa a sua.

Laboratório de energia solar

O uso da energia solar parece uma coisa muito complexa e distante da realidade das pessoas comuns. É comum ouvirmos falar em projetos de milhões de reais sendo licitados ou desenvolvidos, no uso de vastas áreas para geração de energia fotovoltaica, etc. Mas existem diversas aplicações e vantagens no uso residencial, as quais conhecemos na prática através dessa atividade.

Energia. Descubra aqui a sua

O que é energia? O que são fontes de energia? Qual a melhor? Qual a pior? Essa atividade se propõe a fazer uma discussão geral sobre energia, quais os tipos de energia que existem no Brasil, porque ainda se investe tanto em petróleo e tão pouco em energias renováveis, teremos uma usina nuclear em Pernambuco?

Radiação solar: Mitos e verdades

Quando ouvimos a palavra “radiação” fora de contexto é comum que associemos às radiações ionizantes e venha à nossa mente acidentes nucleares, bombas, etc. Mas existem outros tipos de radiação, entre elas a radiação cósmica, radiação solar, etc. Nessa atividade veremos que existem muitos mitos e poucas verdades sobre a radiação solar, venha e descubra.

Hidrogênio: energia infinita?

Aqui no Brasil ainda se fala pouco sobre as possibilidades da energia do hidrogênio, célula combustível, entre outras tecnologias que estão sendo amadurecidas em países da Europa e EUA. Ainda assim é possível que conheçamos um pouco sobre o que é essa tecnologia, quais as vantagens de desvantagens e ver uma célula combustível de perto.

Energia. De onde vem?
Muito se fala sobre os tipos e sobre seus impactos ambientais, mas, de onde vem a energia que move as turbinas de uma termoelétrica, por exemplo? Desde outubro do ano passado que parte da energia que chega em nossas casas, provém desse tipo de usina. Isso é bom ou ruim? Esta oficina tem por objetivo mostrar o conceito de energia e aplicá-lo as usinas que conhecemos. Para isso os alunos farão alguns experimentos a fim de entender estes princípios.

Peça Teatral: Uma breve história da energia

Um dos livros mais populares do notável físico Stephen Hawking “Uma breve história do tempo: do Big Bang aos Buracos Negros” é uma forma bem descomplicada de explicar uma das teorias mais complexas da ciência, tanto que há muito ainda o que se explicar. Aproveitamos essa “gancho” famoso e tentamos explicar outro tema muito complexo que é energia, só que de uma forma ainda mais popular, através de uma encenação teatral.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: