set
29

FALTA DE ILUMINAÇÃO GERA INSEGURANÇA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Desde a década de 1990, a iluminação pública é municipalizada em Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Ou seja: se a rua onde você mora ou a praça em que as crianças brincam estão no escuro, reclame pontos de luz à prefeitura. À Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), cabe apenas trocar a estrutura do poste, caso ele tenha sido destruído em um acidente de trânsito, por exemplo.

Se a lâmpada queimou ou se a população quer uma de potência maior, é o município quem tem que fazer essa manutenção. Os postes ornamentais das pontes e aqueles que iluminam a orla também são de responsabilidade das prefeituras. A iluminação é diretamente ligada à questão da segurança. Ficar na escuridão cria um clima de insegurança, pois favorece a ação de bandidos. Ainda é perigoso para a locomoção de pessoas e veículos, já que facilita a ocorrência de acidentes.

Olinda tem 26 mil pontos de iluminação pública. Segundo a Prefeitura, toda rua do município tem iluminação e para manter o serviço, gasta-se, anualmente, R$ 2,079 milhões. Por dia, 41 pontos são apagados, por defeito no relé (tipo de interruptor acionado eletricamente) ou no reator, lâmpada queimada ou, ainda, problemas nas conexões. Em 2011, foram feitas 98 solicitações para implantação de pontos de iluminação, tendo sido atendidas 95, de acordo com a Prefeitura, acrescentando que, no momento, não há um projeto de modernização do sistema.

Na cidade, a reclamação é dos moradores do bairro do Varadouro. Eles dizem que os postes da Rua Felipe Camarão, próximo à unidade do Samu, estão sem lâmpadas há cerca de três semanas. A Prefeitura de Olinda informou, através de nota, que encaminhará uma equipe ao local para averiguar o que aconteceu de fato, visto que não há registros no Departamento de Iluminação Pública do município. Conforme a situação for analisada, o governo afirmou que tomará as medidas necessárias para a resolução do problema.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: