jul
14

FAROL DE OLINDA ESTÁ FECHADO HÁ CINCO ANOS

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Um ponto turístico e símbolo da cidade em que o acesso de visitantes é proibido. Contraditório, mas isso é o que acontece com o Farol de Olinda, que fica no morro do Serapião, bairro do Amaro Branco, no Sítio Histórico. Importante não apenas por sua vista privilegiada das cidades de Recife e Olinda, o farol, de aproximadamente 46 metros de altura, é utilizado até hoje como sinalização para as embarcações que chegam na cidade. Por estar sob a responsabilidade da Capitania dos Portos de Pernambuco, a Prefeitura de Olinda alega não ter projetos para trazer de volta o movimento de turistas no local.

O guia turístico Airton Bandeira explica que antes de ser construído no lugar onde fica atualmente, em 1941, o farol ficava na beira mar e que muitos turistas o questionam sobre a visita ao local. “Tem pessoas que já estão vindo para Olinda pela segunda vez e não conseguiram conhecer. Outros, que já entraram, reclamam que o acesso hoje é restrito”, comentou o guia. Ainda conforme Airton, a estrutura serve de orientação para as navegações qSímue se aproximam ao Porto do Recife e possui uma das vistas mais bonitas do município. “Seria muito interessante se reabrissem o espaço. É uma pena ter algo tão legal e não poder usufruir”, completou.
O funcionário público Marcelino Gusmão, 49 anos, que mora próximo ao sinalizador, conta que há cinco anos o espaço está fechado para visitação e que, antigamente, ela era feita principalmente aos domingos. “Dava para subir até o topo e a vista é muito bonita. Inclusive, nos últimos anos, aumentaram os muros para que ninguém pulasse”, declarou o morador, que também relatou que a restrição de visita ocorreu por conta da dificuldade de manutenção do espaço.
O vendedor Manoel Gomes, 51 anos, o qual trabalha no Alto da Sé e é morador de Olinda há mais de 13 anos, declara que, de vez em quando, o Farol é aberto para grupos ou por temporadas, mas que não lembra qual foi a última vez que isso aconteceu. “A vista panorâmica do farol das cidades co-irmãs é única, mas um dos problemas é que a subida é feita através de escadas e acho que essa é uma das coisas que dificultam. Até aqui na Sé os turistas perguntam se o Farol é aberto. Muitas pessoas são interessadas em visitar e conhecer o espaço”, disse.
A reportagem entrou em contato com a Capitania dos Portos, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: