mar
10

FATOS E CENÁRIOS

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Artigos, Política     Tags

Adriano Oliveira – Professor da UFPE

A análise do fato requer processo de desideologização quando o analisamos. O analista que deseja criar estratégias ou construir cenários não pode exagerar nem amenizar na análise dos fatos que integram a análise da conjuntura. Pois se assim ocorrer, os cenários construídos a partir da análise, assim como as estratégias, serão equivocados.

Quais as consequências da abertura da lista da Operação Lava Jato para o governo Dilma? A baixa popularidade de Dilma possibilitará o impedimento do seu governo? É possível Dilma recuperar popularidade? Estas são indagações que estão presentes nos atentos observadores da complexa dinâmica da política brasileira. Procurarei, a seguir, argumentar em torno das indagações apresentadas.

  1. A lista da Operação Lava Jato não compromete fortemente o PT. E nem o PSDB. O Partido Progressista (PP) é o mais comprometido. Portanto, eleitores podem interpretar este dado, o qual corresponde à realidade, de dois modos: 1) O PT não é o único partido corrupto; 2) Todos os partidos são corruptos. Ambas as interpretações são complementares. As interpretações são plausíveis à luz do eleitor – Cenário.
  2. Se as interpretações apresentadas correspondem aos sentimentos majoritários dos eleitores, observo que o Congresso Nacional está enfraquecido perante a opinião pública – CenárioPortanto, Dilma encontrará condições propícias para lidar com o Parlamento – Cenário. Soma-se a isto, o fato de que Eduardo Cunha e Renan Calheiros, ambos dirigentes das casas legislativas, estão presentes na lista da Operação Lava Jato. A radicalização contra o governo por parte de Cunha e Renan não é, na minha ótica, estratégia dominante, pois ela pode conduzir todos – oposição e situação – a um impasse que possibilitará mais desgaste para o Congresso e para a presidente Dilma. Portanto, em algum instante, Cunha e Renan cooperarão com o governo – Cenário.
  3. As atas do Copom são unânimes em afirmar que 2016 será o ano da recuperação econômica – Cenário. Além delas, variadas consultorias também fazem a mesma afirmação. Mas a realidade econômica de 2016 depende do ajuste fiscal que o governo pretende realizar por completo em 2015. Neste sentido, segundo reportagem do jornal Valor Econômico, R$ 87 bilhões, do total de R$ 111 bilhões pretendidos pelo ajuste fiscal, podem ser economizado sem o aval do Congresso Nacional. Portanto, conclui-se que parte da recuperação econômica do país depende fortemente das ações de Dilma Rousseff.
  4. A oposição não encontrou um discurso programático para fazer oposição à presidente Dilma. Eles frisam, em particular o senador Aécio Neves (PSDB), que a gestão da atual presidente tem colocado em risco as conquistas sociais e econômicas do Brasil. Ao comparar as avaliações dos três presidentes da República, de 1994 até hoje, observo que a Era Lula obteve o maior porcentual de aprovação popular. Portanto, parte majoritária dos eleitores reconhece que as conquistas que estão ameaçadas advêm das eras Lula e não da era FHC. Deste modo, a ausência de discurso programático da oposição favorece, em longo prazo, o aumento da popularidade de Dilma Rousseff, caso ela consiga, junto com Joaquim Levy, resgatar, em parte, os indicadores socioeconômicos observados na última Era Lula – Cenário.   
  5. Entretanto, não desprezo a possibilidade de intensas e volumosas manifestações contra Dilma Rousseff neste primeiro semestre. Caso elas ocorram, certamente conquistarão a atenção da mídia. Com isto, o Congresso Nacional, junto com uma oposição fortalecida, pode optar por conduzir o impedimento da presidente Dilma – Cenário. Contudo, tenho outra hipótese: as manifestações que ocorrerão serão intensas e volumosas em São Paulo, com forte participação das classes A e B. Caso isto ocorra, elas não serão suficientes, junto com outros fatores, para possibilitar o impedimento de Dilma – Cenário.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: