out
17

FOLIÕES SEPULTAM UM DOS FUNDADORES DA TROÇA CEROULA DE OLINDA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Ivan Maurício
A Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda, fundada em 1962, perdeu, ontem (16), um de seus fundadores, Gilvan Gonçalves Machado, que participou fantasiado de fraque, cartola, gravata borboleta e uma ceroula, do primeiro desfile da agremiação. Gilvan chegou a ser ameaçado de prisão por conta da sua vestimenta. No ano de 1965 não houve desfile da Troça Ceroula por conta da censura imposta pelo golpe de 1964.
O enterro do carnavalesco Gilvan Gonçalves, no Cemitério do Guadalupe, no Sítio Histórico de Olinda, mobilizou dirigentes da Ceroula e carnavalescos da Região Metropolitana do Recife.
A Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda foi fundada em 05 de Janeiro de 1962, por um grupo de seis amigos: Antônio Aurélio Sales (Cabela) – atual presidente de honra -, Arthur Ferreira dos Santos Filho (Arthurzinho), Lúcio, Jamones Góes, Lucilo Araújo e Gilvan Gonçalves. Gilvan, um dos fundadores da troça, nasceu em 08 de outubro de 1941, no bairro do Piza, hoje Santa Tereza, em Olinda.
Em entrevista ao portal www.onordeste, Gilvan Gonçalves revelou que a finalidade da troça era de só sair homens, ter uma boa orquestra, muita comida e bebida até a hora de recolher. Ao longo dos anos foi permitida a presença de mulheres, mas só em datas comemorativas como foi o caso dos 50 anos, ocorrido em 2011.
Gilvan deixou registrada sua recordação do primeiro desfile da Ceroula: “Tinha umas seis pessoas. O maestro era Bicudo, um sargento da Polícia Militar. Ele formou uma boa orquestra com músicos da Polícia Militar de Pernambuco. Hoje a Ceroula arrasta multidões pelas ruas e ladeiras de Olinda”.
Fonte: Portal ONordeste

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: