dez
5

FREVO: PERNAMBUCANOS COMEMORAM TÍTULO CONCEDIDO PELA UNESCO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), estava em uma reunião quando recebeu o telefonema de Paris, comunicando que o frevo recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, da Unesco. “Hoje é um marco histórico, o frevo acaba de ser reconhecido Patrimônio Imaterial. Eu me sinto muito feliz ao ver o frevo, tanto o ritmo quanto a dança, que é a maior expressão da nossa cultura, ser reconhecido”, disse, em comunicado à imprensa.
O cantor Claudionor Germano, maior intérprete do frevo, disse que já era tempo de o ritmo receber o título. “O frevo está no lugar que lhe é devido, é a representatividade maior da nossa região. O frevo já devia ter esse titulo há mais tempo. Ele é representante não só de Pernambuco, mas de toda a região nordestina. Onde se toca o frevo, ninguém fica parado, fica logo eletrizado. Frevo é música popular brasileira e tem que ser tocado o ano inteiro. É a música representativa da nossa terra, você não vê uma programação para os turistas que não tenha a música do frevo ou a sombrinha”, afirmou.
“Eu acho por um lado maravilhoso, o meu frevo merece. Por outro lado, é um absurdo que uma música considerada Patrimônio da Humanidade não toque nas rádios da sua terra. Não consigo entender porque isso acontece; a gente só toca frevo no carnaval. Antigamente, começava em janeiro. Agora, só durante o carnaval mesmo. Espero que o frevo seja tocado pelo menos em janeiro, aí vamos ver o crescimento. Afinal, não adianta gravar se não tem onde tocar”, desabafou Alceu Valença.
Leonardo Dantas, escritor e historiador do carnaval recifense, afirmou, ao saber da notícia, que “o frevo é a coisa mais importante de Pernambuco. Nelson Ferreira, em 1948, disse em uma entrevista que, quando o frevo tocasse em Hollywood, teria o mesmo sucesso de ‘Tico Tico no Fubá’. Ainda não tivemos esse reconhecimento, mas o frevo do ‘Vassourinhas’ é a terceira música mais executada no carnaval, segundo o boletim do Ecad”.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: