dez
22

FUNESO DISCORDA DE AVALIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

A Funeso voltou a divulgar, ontem (21), no seu site, mais um documento que mostra que a instituição atende a todas as exigências do Ministério da Educação (MEC). O documento é um esclarecimento à decisão do MEC de suspender o vestibular para o curso de Biologia (Leia: http://www.olindahoje.com/2012/12/suspenso-vestibular-para-curso-de.html). 

Eis os esclarecimentos:

Neste 2° momento mostramos através deste comunicado, de uma forma mais detalhada, porque não concordamos com o índice insuficiente atribuído pelo MEC ao curso de Biologia da FUNESO:

1) Pela Lei atualmente em vigor (Lei 9394/96) é recomendado que o Corpo Docente do curso tenha, pelo menos, 30% dos seus professores com formação stritu sensu.

O Curso de Biologia da FUNESO tem 64,28% dos seus professores com formação stritu sensu.

2) O MEC recomenda que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) seja  constituído por, pelo menos, 60% de seus membros com titulação stritu sensu (Resolução 01/2010).

O Curso de Biologia da FUNESO tem 80 % dos membros do seu NDE com titulação stritu sensu.

3) O MEC recomenda que o Coordenador do Curso tenha graduação na área do mesmo, titulação stritu sensu também na área e experiência de magistério superior. 

O Coordenador do Curso de Biologia da FUNESO preenche todos os requisitos citados. Acrescente-se ainda que o mesmo também é licenciado em Pedagogia e possui mais de 30 anos de experiência  no ensino superior.

4) O MEC recomenda que haja incentivo à pesquisa e à produção científica. 

A UNESF / FUNESO oferece anualmente a todos os seus alunos um programa de iniciação científica, devidamente regulamentado, inclusive com um Comitê de Ética instalado: o PIBIC.

5) O MEC recomenda estímulo aos discentes para a realização de atividades acadêmicas e eventos complementares.

O Curso de Biologia, de forma específica, e a UNESF / FUNESO, em geral, oferecem anualmente a todos os seus alunos uma variedade ampla de atividades acadêmicas e eventos complementares. Relacionamos abaixo apenas  aqueles que foram realizados em 2012.

Atividade multidisciplinar no Parque Estadual de Dois Irmãos : conteúdos de Ecologia, Educação Ambiental, Botânica e Zoologia (12/03)

Aula de campo na praia de Rio Doce : Zoologia dos Invertebrados (17/03)

Calourada científica (31/03)

2º Simpósio de Zoologia (24/04)

Aula de campo na praia de Piedade: Invertebrados Marinhos (28/04)

2º Encontro de Licenciaturas (16/05)

Atividade multidisciplinar nas usinas hidroelétricas de Paulo Afonso e Xingó : conteúdos de Ecologia, Educação Ambiental, Geografia, História, Geologia e Zoologia (25 a 27/05)

Aula de campo na praia de Rio Doce: Zoologia dos Invertebrados (18/08)

Aula de campo na praia de Piedade: Invertebrados Marinhos (01/09)

3º Simpósio de Biodiversidade (26 e 27/09)

Viver Funeso 2012 (18 e 19/10)

Atividade M ltidisciplinar no Parque Estadual de Dois Irmãos: conteúdos de Ecologia, Educação Ambiental, Botânica e Zoologia (20/10)

Visita à exposição Human Bodies no Shopping Center Recife (25/10)

Encontro das Práticas: violência na escola (13/11)

Atividade Multidisciplinar na Escola das Dunas em Extremoz/RN: conteúdos de Ecologia, Educação Ambiental e Zoologia (23 a 25/11)

Aula de Campo em Recife e Olinda: Impactos Ambientais (26/11)

6) O Curso de Biologia da UNESF / FUNESO está atento também para o atendimento de requisitos legais e normativos que não fazem parte do cálculo do conceito de avaliação. Foram regulamentados os estágios supervisionados e o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), foi introduzida a disciplina LIBRAS na grade curricular e só estão sendo contratados professores com titulação mínima de capacitação lato sensu. 

7) Atendemos satisfatoriamente a Diligência do MEC, encaminhada através do Processo 201107162 (27/05/2011).

8) Os professores Carlos Marcos  Oliveira de Souza e Ideiter Gomes da Silva tomaram posse, como representantes da UNESF / FUNESO, em 25 de junho de 2012, como membros do Conselho Gestor da FURB – Mata de Passarinho, Olinda.

9) A UNESF / FUNESO está disponibilizando 10 vagas para o Curso de Biologia no programa de intercâmbio com a Miami Dade College (MDC), maior universidade pública dos EUA.

Como afirmamos no comunicado anterior, estamos prontos para receber a qualquer momento uma comissão do MEC para atestar a veracidade das informações aqui prestadas e, por conta disso, estaremos entrando com um recurso junto ao órgão, solicitando a retirada imediata da nossa graduação em Biologia da relação dos cursos que tiveram o vestibular suspenso em 2013.

Olinda, 21 de dezembro de 2012
A Direção Executiva

Leia também: http://www.olindahoje.com/2012/12/funeso-esclarece-suspensao-de.html

1 Comentário to “FUNESO DISCORDA DE AVALIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO”

  • Admilson 17 de agosto de 2015 às 15:39

    Boa tarde a todos que fazem a UNESF/FUNESO!

    Conheço um pouco da História desta Instituição e não pude deixar de postar alguns comentários, construtivos, sobre a imagem que ora esta IES nos passa através de seu site.
    Acredito que o MEC não tenha avaliado corretamente, mas seria interessante que o site da UNESF/FUNESO tivesse um pouco mais de atenção por parte da Equipe Gestora dessa histórica Instituição Olindense e Pernambucana. Ficamos significativamente tristes quando, ao acessá-lo nos deparamos com erros simples (como: “Pleno” de curso), mas que denotam a ausência ou pouca atenção com a preocupação da boa imagem da instituição.

    Pode-se também observar que em pleno século XXI o site da instituição não disponibiliza informações mínimas, como por exemplo: Grade curricular e ementas das disciplinas dos seus cursos ou o faz de forma incompleta; Relação do seu corpo docente e o curriculum Lattes; Horários dos cursos e seus respectivos calendários, entre outros.

    Outra sugestão, seria a criação de links que pudesse conter informações dos serviços que a Instituição oferece a sua comunidade, como por exemplo a tutoria de procedimentos para a solicitação de documentos diversos, bem como a disponibilização de download como taxas, requerimentos e outros documentos, com o objetivo de agilizar e melhorar a qualidade dos seus serviços.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: