maio
3

‘GAIA’ NOS ESTUDOS ACADÊMICOS

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Olinda     Tags

Por: Luiz Felipe Campos, da Ascom/UFPE

O “ser traído” e o “trair” produzem máculas diferentes nas honras masculinas e femininas, respectivamente. É o que mostra a pesquisa de Francisca Luciana de Aquino, mestre em Antropologia pela UFPE, cujo título chama atenção pela pretensa informalidade: Homens “cornos”, mulheres “gaieiras”: infidelidade conjugal, honra, humor e fofoca num bairro popular do Recife-PE.‏
A pesquisa se alimenta do caráter jocoso da traição para analisar a maneira como a infidelidade conjugal feminina desconstrói os ideais de honra masculina e feminina socialmente aceita, através da criação de estigmas e da depreciação social. A pesquisadora foi recentemente agraciada com uma menção honrosa na categoria Graduado no Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero do CNPq.
No casamento, é a mulher que faz o casal respeitável ou ridículo. A citação é de Eugène Scribe, dramaturgo francês, e encontra respaldo nos moradores de Nova Guanabara – nome ficcional dado pela pesquisadora ao bairro em que se hospedou durante os meses de trabalho de campo, e em cima do qual desenvolveu a sua dissertação.
Ao contrário dos casos em que é o homem quem pratica a infidelidade, de um modo geral já naturalizada e legitimada pela sociedade, segundo Luciana Aquino, a traição exercida pela mulher gera comicidade pela subversão dos papéis atribuídos socialmente ao casal.
Do lado do traído, o homem tem sua masculinidade seriamente atingida. “O não controle da mulher causa a desonra social do homem de modo que ele passa a vivenciar momentos de humilhação, desprestígio social e o estigma de ‘corno’. Nessa condição social inferior, o homem que deveria manifestar-se viril, forte e destemido manifesta sua vulnerabilidade masculina”, afirma a pesquisadora.
O trabalho passeia pelos valores que alicerçam a honra masculina. Nesse sentido, “os chifres”, ou “cornos”, quando aplicados ao homem, constituem desonrosas insígnias, tornando o traído uma figura risível.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: