mar
3

GETÚLIO VARGAS: A AVENIDA DO CAOS

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

De segunda a sexta-feira da última semana, a reportagem da Folha de Pernambuco circulou, em diversos horários, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Bairro Novo, em Olinda. A constatação não foi nada animadora. Não foi preciso esperar muito para se deparar com inúmeras infrações de trânsito. Entre as principais transgressões estava o estacionamento em locais proibidos. O que mais se vê são carros parados em cima das calçadas, em muitos casos obrigando os pedestres a se arriscarem no meio da avenida.

Diariamente, cerca de 40 mil veículos circulam na via, uma das principais da cidade, que é parte da rota de 25 linhas de ônibus. Além de ser um importante corredor viário, ela é marcada pela grande quantidade de lojas e unidades de saúde, além de agências bancárias. No entanto, o descaso vem causando dor de cabeça em motoristas e pedestres. E o pior, nenhum agente de trânsito foi observado pela reportagem durante os cinco dias.

É um verdadeiro show de irregularidades. Carros em cima das calçadas, chegando a formar filas. Motos na contramão e avançando o sinal. Nem mesmo os carros oficiais ficam de fora. Dois veículos da Secretaria de Saúde de Olinda foram flagrados sobre o espaço destinado aos pedestres. A atividade de carga e descarga é outro grave problema, pois atrapalha o deslocamento de carros e pessoas.

Contudo, estas não são as únicas dificuldades vivenciadas por quem circula na via. A sinalização horizontal e vertical são precárias, além de faltar placas, a pintura do meio-fio é praticamente inexistente. Em alguns casos, é preciso se aproximar bem do chão para poder ver vestígios da tinta amarela. Assim, não falta condutor que pare em local indevido, inclusive próximo às poucas placas existentes, indicando a proibição do estacionamento.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para quem estaciona o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre é de R$ 127,69, além de perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já para quem para em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização pagará multa de R$ 85,12 e perde quatro pontos na CNH. Ambas as infrações prevêem reboque do veículo.

A Prefeitura de Olinda informou, por nota, que está realizando um estudo para melhoramento da sinalização da avenida Getúlio Vargas. “A nova sinalização dará atenção especial à questão da carga e descarga, que será reordenada”, informa o documento. Sobre a fiscalização, a prefeitura informou que a avenida conta diariamente com quatro guardas de trânsito nos horários de maior fluxo de veículos. Entre as infrações mais flagradas, estão o estacionamento ilegal bem como carros parados nas vagas destinadas a idosos e pessoas com necessidades especiais.

Matéria publicada na Folha de Pernambuco deste domingo (03.03.13): 
http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2013/03/03_03_2013/0028.html

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: