fev
18

Guitinho da Xambá será sepultado hoje à tarde, no Cemitério de Águas Compridas

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Cultura, Olinda     Tags

O sepultamento do músico e vocalista do Grupo Bongar, Guitinho da Xambá, acontecerá às 16h de hoje (18), no Cemitério de Águas Compridas (Estrada do Caenga, 171). Guitinho faleceu na tarde de ontem (17), na UTI do Hospital Esperança em Olinda, onde estava internado desde o último dia 10, depois de sofrer um AVC. Ele precisou passar por uma cirurgia de emergência, entrou em coma e perdeu os estímulos. A morte encefálica do músico foi informada às 17h25 dessa Quarta-feira de Cinzas (17), após exames realizados pela equipe médica.

O velório está programado para ocorrer das 11h às 15h30 desta quinta-feira (18), no Centro Cultural Grupo Bongar (Rua Severina Paraíso da Silva, 65 – Portão do Gelo) no bairro de São Benedito – Olinda, por trás do Terminal Integrado da Xambá. Guitinho tinha 38 anos e sofria com a hipertensão arterial e o aumento das taxas de glicose. Ele se preparava para se submeter a uma cirurgia para o tratamento da Síndrome de Cushing – doença rara que causa alteração hormonal.

Carreira artística – Membro da comunidade quilombola Nação Xambá, Guitinho estudou música no Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambucano (UFPE). Em 2001, criou o Grupo Bongar, a fim de preservar e divulgar o “Coco da Xambá”. O Grupo lançou seis CDs e um DVD, e participou de inúmeros festivais no Brasil, Cabo Verde, Cuba, Uruguai, Bélgica, Irlanda e Reino Unido.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: