out
28

Ícones da educação brasileira são inspiração do PDT para educação em Olinda

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

Inspirados pelos pensamentos do sociólogo e educador brasileiro, Darcy Ribeiro, assim como no fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Leonel Brizola, que via a educação como o único caminho para emancipar os homens, a coligação “Uma Olinda para a gente acreditar” (PDT-PSOL) montou a plataforma de governo que tem como prioridade a educação pública e de qualidade.

A partir das experiências dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), que funcionaram no Estado do Rio de Janeiro na década de 1980, Guto Santa Cruz anuncia que Olinda terá escolas públicas de tempo integral, onde os estudantes terão atividades escolares regulares, mas também reforço escolar, línguas, tecnologia, educação física, iniciação esportiva e projetos culturais, como aulas de música, pintura e teatro, entre outros, garantindo a permanência dos alunos na escola por oito horas diárias na rede municipal de ensino.

A ideia é, já em 2023, atingir as metas projetadas pelo IDEB para as escolas municipais. Ampliar o número de creches da cidade com apoio pediátrico e implantar em todas as escolas a assistência psicopedagógica são projetos inovadores e ousados. Outros três aspectos que o candidato não abre mão são o estudo de pelo menos uma língua estrangeira (inglês ou espanhol) a partir do ensino fundamental, aulas de robótica e uso das tecnologias, assim como de educação musical.

A preocupação com a profissionalização é também prioridade para uma cidade que tem quase 80% da população em idade ativa desempregada. Para isso, a gestão Guto Santa Cruz buscará parcerias com o Sistema S, que garantirá mão de obra qualificada na cidade, capaz de ser utilizada em novos postos de trabalho em empreendimentos em Olinda. “Não adianta atrairmos investimentos para a cidade se não pudermos reverter isso em trabalho e renda para o olindense”, comenta o candidato .

O plano de governo da chapa PDT-PSOL vai cuidar do servidor público, especialmente da Educação. Com a revisão do plano de cargos e carreiras, promover concursos públicos para preenchimento de vagas ociosas e possibilitar acesso dos professores da rede municipal aos cursos de pós-graduação nas suas áreas de atuação, através de parcerias com instituições de ensino superior, além de fortalecer o Conselho Municipal de Educação e reestruturar a legislação educacional do município de acordo com a revisão do Plano Municipal de Educação (PME).

“Uma coisa muito importante para nós é a merenda escolar balanceada e de boa qualidade, nenhuma criança aprende de barriga vazia ou mal alimentada”, informa o candidato. Melhorar a qualidade dos cardápios da merenda escolar, com base nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, e com objetivo de promover a realização progressiva do direito humano à alimentação adequada é também prioridade da gestão.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: