out
17

IGREJA DA SÉ QUER RETORNO DE OBRAS DE ARTE

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

O prefeito eleito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), vai ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na próxima semana, para discutir a possível remoção de parte do acervo da Pinacoteca de Igarassu, que provoca uma disputa entre religiosos locais e da cidade de Olinda. A Igreja da Sé exige da Pinacoteca de Igarassu a devolução de peças seculares. O prefeito diz que não vai permitir. “As obras fazem parte do patrimônio de Pernambuco. Vamos falar com o Iphan e com Dom  Fernando Saburido. Nós temos as igrejas mais antigas do Brasil e vamos investir no turismo religioso, bem como no turismo náutico. Não podemos perder esse patrimônio. Também vamos retomar a Coroa do Avião, pois Itamaracá não está nem recolhendo o lixo lá”, disse.

A polêmica em torno das obras veio a público no começo de setembro, a partir de uma reportagem da jornalista Cleide Alves, publicada no caderno de Cidades do Jornal do Commercio.

O texto mostrava que o Museu Pinacoteca de Igarassu, inaugurado há 55 anos, estava ameaçado de perder metade do seu acervo. A Catedral da Sé, em Olinda, proprietária de 12 quadros, havia solicitado a devolução das peças. O impasse começou há cerca de cinco meses antes daquela data, logo após a Semana Santa, quando o reitor da igreja visitou o Convento de São Francisco, onde funciona o museu, e descobriu a origem das pinturas.

Disposto a reaver as artes sacras, monsenhor Albérico Bezerra, o reitor, oficializou o pedido no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mas os quadros da Catedral da Sé, na Cidade Alta de Olinda, foram levados para o Centro Histórico de Igarassu há 63 anos. E a pinacoteca não quer perder as pinturas.

“Recebemos 11 quadros, em 1949, porque a Sé não tinha condições de mantê-los em bom estado de conservação. A transferência atendeu a um programa federal de interiorização do turismo e também serviu para proteger o patrimônio”, diz Inaldo Félix, professor de história e guia da pinacoteca. A 12ª peça só chegou em Igarassu, em 1985.

Dos 12 painéis, três retratam cenas da via-sacra, na técnica de óleo sobre madeira. “São do início do século XVII, podendo ser do fim do século XVI”, diz o superintendente do Iphan em Pernambuco, Frederico Almeida. Um deles está incompleto e ficou desaparecido por mais de 90 anos. Encontrado em 1985, numa obra de restauração na Sé, servia de suporte para outro quadro.

Próximas

Os nove restantes são representações de santos, sendo quatro mártires: Santo Otaviano, Santo Abdecalas, São João Nepomuceno e Santa Quitéria (única com pintura a têmpera). “As peças chegaram em 1949, mas a pinacoteca só seria aberta oito anos depois, em 1957, quando a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) conseguiu recursos para restaurar os quadros”, diz Inaldo Félix.

Localizado no primeiro andar do prédio do Convento de São Francisco, o museu pinacoteca é composto de 24 painéis. Os outros 12 pertencem ao município. Há pinturas sobre a chegada dos portugueses em Igarassu no século 16, a batalha de luso-brasileiros contra holandeses no século 17, um surto de febre amarela que acomete o Estado de Pernambuco (exceto Igarassu) e a fundação da Igreja dos Santos Cosme e Damião.

“O museu é uma referência internacional do turismo, recebemos escolas públicas e particulares do Recife, Natal, Fortaleza e do interior de Pernambuco com frequência. Empresas de turismo da Alemanha e de Portugal trazem visitantes todos os anos para conhecer a pinacoteca. A segregação dos quadros será uma perda muito grande para Igarassu”, pondera o guia.

Ele acrescenta que o ordenamento dos quadros no salão obedece a uma sequência lógica religiosa e de contemporaneidade. O local conta com segurança eletrônica (câmeras de monitoramento instaladas pelo Iphan) e patrimonial. “Lamento a retirada dos quadros, é um desfalque na pinacoteca, mas o tombamento não tira a propriedade do bem”, declara Frederico Almeida.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: