out
22

IGREJA DO BONFIM ESTÁ ABANDONADA, MAS PRECISA SER RECUPERADA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Na próxima quarta-feira, dia 24 de outubro, estará completando oito meses que a Defesa Civil de Olinda interditou a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, localizada no Sítio Histórico da cidade, por conta das rachaduras no imóvel e a ameaça de desabamento. Do dia 24 de fevereiro para cá, nada mais foi feito, nem há informações de que haja alguma iniciativa por parte da Prefeitura ou do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, que tem a missão de preservar o patrimônio cultural brasileiro. 

As obras de recuperação e restauração são emergenciais, mas até o momento nada foi feito. Os moradores da Rua do Bonfim queixam-se do estado de abandono em que se encontra o temploAs rachaduras são visíveis, bem como a ferragem exposta na torre de sinos. Inicialmente, a área da frente da igreja foi isolada, por conta do perigo da torre ceder. Mas com o tempo, o tapume que cercava o imóvel estragou, apodreceu e caiu. A situação só tende a piorar. 

A Prefeitura de Olinda informou, meses atrás, que não tinha nenhuma responsabilidade pela reforma do templo, por se tratar de um prédio particular. Comprometeu-se a colaborar e publicou, no Diário Oficial do Município, a licitação para um serviço no valor de R$ 28 mil. Algumas empresas apresentaram propostas, mas nada foi feito até agora.

Há informações de que a Arquidiocese de Olinda e Recife está elaborando um projeto de restauração da Igreja do Bonfim e que, posteriormente, será encaminhado ao Iphan e ao Ministério da Cultura, para a liberação de recursos. Pelo andar da carroagem, só resta aos moradores e fiéis pedir a Deus para que o templo não venha ao chão antes de aparecer o dinheiro para a sua recuperação.

1 Comentário to “IGREJA DO BONFIM ESTÁ ABANDONADA, MAS PRECISA SER RECUPERADA”

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: