jan
13

LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA IGREJA… DA SÉ

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Uma tradição de cerca de 30 anos, a lavagem da escadaria da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, no Sítio Histórico de Olinda, que ocorrer sempre no segundo domingo de janeiro, será quebrada. A cerimônia* (religiosa e não carnavalesca como muitos pensam e costumam tratar), que era realizada no templo do Senhor do Bonfim para pedir paz e harmonia a Oxalá (Deus da Verdade), hoje acontecerá na Igreja da Sé, porque a igreja está interditada pela Defesa Civil de Olinda. 

O ditado popular diz que “quem não tem cão, caça com gato”. E assim será feito! Os filhos  de Candomblé do Terreiro Roça Oxum Apará e outros filhos de Santo e simpatizantes da religião farão a cerimônia da lavagem da escadaria, sim: mas mudam da Igreja do Senhor do Bonfim para a Igreja da Sé. Será realizada, então, no adro do templo, às 16h30. “A Prefeitura de Olinda alega que o local não aguenta o grande fluxo de pessoas que o evento reúne”, explica o babalorixá Tatá Raminho.  

Após a lavagem da escadaria pelas baianas, dois andores com a imagem de Oxalá serão carregados, em cortejo. Sai do Alto da Sé até o terreiro de candomblé, no bairro Jardim Brasil I, onde mais orações serão realizadas. O evento reúne centenas de pais e filhos de santo, baianas, dezenas de curiosos, inclusive, desinformados foliões*.



……………………………………………………………..

* A Lavagem da escadaria da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim é uma cerimônia religiosa e  uma das mais tradicionais do sincretismo religioso brasileiro, da qual participam adeptos do Candomblé e católicos. As baianas lavam os degraus da Igreja, com água de cheiro, seguida de orações e muita festa. 

Em Olinda (PE), o ritual se repete anualmente, sempre no segundo domingo de janeiro, ao longo dos últimos 30 anos, mas na Bahia já acontece O desde 1754, reunindo milhares de pessoas, sempre na segunda quinta-feira do primeiro mês do ano. É a maior manifestação popular daquele Estado, perdendo somente para o Carnaval.

Por desconhecimento, os foliões e turistas que vêm a Olinda nesse período de prévias costumam acompanhar o cortejo como se o mesmo fosse um evento carnavalesco, uma folia.Não é! Este é um ritual religioso e, como tal, é dotado de fé e merece respeito. (A.A.)

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: