nov
8

Mais uma tentativa de reabertura do Cine Olinda, no Carmo

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , , ,

Fechado há mais de 40 anos e consumindo dinheiro público em intermináveis reformas, o Cine Olinda, no Carmo, volta à cena da discussão com mais uma promessa de reabertura. Dias atrás, o ex-candidato a prefeito (2016) e atual presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos (PRTB), sinalizou com a possibilidade de a instituição vir a gerir o equipamento cultural.

Na quinta-feira (05), em ofício enviado à Prefeitura de Olinda, a Fundaj anunciou o interesse de reabrir e administrar o Cine Olinda. Informou, ainda, que está à disposição para iniciar de imediato os estudos técnicos e financeiros para viabilizar um projeto, mediante a assinatura de protocolo de cessão para a gestão do espaço.

Inaugurado em 1911, inicialmente o equipamento cultural recebeu o nome de Cine Theatro de Variedades. Na década de 1920, passou a se chamar Cine Olinda, sendo administrado pelo Coronel Victor José Fernandes. Em 1932 o artista plástico Bajado foi contratado para pintar cartazes do cinema, sendo logo promovido a gerente. A relação de Bajado com o espaço durou até 1965.

Ao longo do tempo, o equipamento já foi um pouco de tudo. Já serviu como depósito de açúcar, boliche e alojamento para desabrigados. Cinco décadas depois, já nos anos de 1970, o cinema parou de funcionar. Em 1979, a área foi desapropriada pelo então prefeito Germano Coelho. Nos anos de 1980, chegou a “ensaiar” uma retomada, com o nome de Cine Bajado, uma homenagem ao artista. O movimento não andou e o espaço segue sem atividade.

Foto: Folhape

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: