abr
26

MELHORES CURSOS DE DIREITO SÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags


O último exame unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que teve o menor índice de aprovação da série histórica, confirmou: os melhores cursos de Direito estão nas universidades públicas. Lista divulgada ontem pela OAB mostrou que, entre as 50 instituições que mais aprovaram candidatos a advogado, apenas três são particulares: Faculdade Baiana de Direito (26ª), Faculdades Integradas de Vitória (42ª) e Universidade Salvador (48ª). As 25 instituições que lideram a lista são públicas e ostentam índices de aprovação que vão de 76% a 48,42% dos alunos que prestaram o exame.

A melhor taxa de sucesso foi obtida pelo curso de Direito do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), com 19 aprovados entre 25 candidatos. A escola mineira melhor qualificada é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ficou em 6º lugar, com 63,45% de aprovação. Outras duas faculdades do estado figuram na lista: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 12º, com 59,76%, e Universidade Federal e Uberlândia, em 30º, com 43,40%. Para elaborar o ranking, a OAB considerou apenas os estabelecimentos com mais de 20 estudantes inscritos.

O resultado não surpreendeu o coordenador nacional do exame, Leonardo Avelino. Segundo ele, historicamente, as universidades que mais aprovam são as que exigem mais dos alunos para o ingresso, e não necessariamente as que tem o melhor ensino jurídico. “Essas faculdades que aparecem nos primeiros lugares têm vestibulares concorridos, em que o aluno é mais bem selecionado e é de excelente qualidade”, explica.

Ele acredita que o mau desempenho da maioria dos candidatos a advogado está relacionado, principalmente, à deficiência da educação básica. “Alunos que chegam à universidade com uma formação ruim podem ser submetidos ao melhor do ensino e não absorver perfeitamente (o que é ensinado). Há casos em que a estrutura é ruim, os professores faltam muito, mas os alunos são bons e saem na frente. E há o pior dos mundos, que são professores e estrutura ruins combinados a alunos que tiveram grave deficiência no ensino fundamental e médio.”

A primeira fase da próxima edição do exame da OAB está marcada para o próximo  domingo (28), às 13h (http://www.olindahoje.com/2013/04/provas-da-oab-em-novo-horario-neste.html). A prova prática está prevista para 16 de junho.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: