maio
21

MERCADO EUFRÁSIO BARBOSA ESTÁ ABANDONADO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags


Publicado na Folha de Pernambuco (Rodrigo Passos)

Lojas de artesanato, confecção, bijouterias, galeria de artes, bares, lanchonetes e restaurantes. Toda essa estrutura em um único equipamento de lazer seria de grande valia para a população que pudesse frequentar este espaço. O problema é que, aos poucos, o Mercado Eufrásio Barbosa, localizado no Largo do Varadouro, em Olinda, foi entregue à degradação do tempo. Aos comerciantes que de lá tiravam o sustento, só resta esperança. Aos turistas, a infelicidade de não poder consumir a cultura pernambucana.

Inaugurado em abril de 1990, no local em que funcionava a antiga Indústria de Conservas Amorim Costa S/A, o Mercado Eufrásio Barbosa comportava 28 lojas de artesanato, 12 lojas de abastecimento, que vendiam peixes, carnes, queijos, laticínios, entre outros, e 12 lanchonetes. Além disso, o espaço contava com área de shows – que é frequentemente utilizada por produções locais – e um espaço de teatro.

Atualmente, o piso do local, construído em alvenaria de tijolos, está em avançado estado de degradação. Os arcos plenos, que embelezam a fachada principal e o interior do mercado, já dão sinais de que a história não resistirá ao abandono do poder público. Um dos hidrantes do espaço está com sua estrutura enferrujada. O matagal toma conta da parte de trás do estabelecimento. O lu­gar das manifestações artísticas está ocupado pela destruição. O Mercado Eufrásio Barbosa realmente “pede” socorro.

A imagem de todos os equipamentos em pleno funcionamento ainda está guardada na memória de Inajá Almeida, 60 anos, que desde a inauguração do espaço mantém vivo o quiosque de artesanato. “Esse mercado representa a minha vida. Muito, ou pouco, dá para a gente levar o pão e o leite para casa. Hoje, a situação é a pior possível neste mercado. A cada dia que passa ele cai mais um pedacinho”, afirmou Inajá.

Poucos foram os comerciantes que conseguiram se transferir para um espaço ao lado do mercado. De toda estrutura inaugurada, somente seis quiosques continuam em atividade, no local improvisado. Há cerca de três anos, os responsáveis pelos bares também foram impedidos de exercer as atividades, resultando em mais uma vitória do abandono na luta contra a cultura local.

O Eufrásio, como é mais conhecido pelos consumidores de shows noturnos, está localizado na entrada principal da cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Pode ser considerado um dos maiores espaços públicos cobertos no município e atenderia a todos os anseios culturais da população. “Dizem que vai ser construído um Museu do Carnaval, mas já mostraram tantos projetos que não sabemos como vai ser. Nós, que somos locatários há 22 anos, não temos mais esperança”, desabafou a comerciante Kátia Paz, 40.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: