jul
18

MERCADO EUFRÁSIO BARBOSA: MONUMENTO CULTURAL x RETRATO DO DESCASO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Jadson Nunes

É incrível a falta de patriotismo e de censo crítico para a preservação da essência da cultura em nosso Estado e, principalmente, na Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, a nossa querida Olinda. 


Não é a toa que a cidade sofre com constantes ameaças à perda desse título, pelo qual tanto se lutou. Não basta ter apenas um reconhecimento. O que é mais importante é preservá-lo e fazer jus a ele.

O edifício da antiga Fábrica de Doces Amorim Ltda. foi construído em 1894, no local onde existiu a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco, no bairro do Varadouro, que funcionou nos séculos XVII e XVIII. A fábrica funcionou até 1960 e foi desapropriada anos depois pela prefeitura, dando origem ao Mercado Eufrásio Barbosa.

Hoje, o antigo símbolo de controle de mercadorias do Estado parece mais um mausoléu, fruto do descaso da gestão municipal, que há anos só olha para o próprio umbigo. Vidraças quebradas, boxes sem a mínima condição de funcionamento, fiação elétrica precária. Como transformar um símbolo da cultura olindense em um centro cultural, sem nem mesmo consultar os moradores que há anos convivem com a verdadeira função social da obra?

Mais uma ideia que o governo municipal pretende enfiar goela abaixo na população. Onde ficam os comerciantes, que há anos vivem da visitação na área, e do comercio? É fácil entender como é simples para prefeitura ceder/locar a área para realização de eventos e arrecadar fundos para aplicar não sei em que, ao invés de qualificá-la para usufruto dos moradores.

Atenção população olindense, abram os olhos, pois aos poucos, além de não receber nenhuma ajuda para valorização da nossa gente, ainda corremos o risco de perder a identidade da nossa cidade.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: