jul
19

MOBILIDADE URBANA E MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

*Geraldo Pimenta

O intenso processo de urbanização nas cidades brasileiras ocorreu e vem ocorrendo de forma acelerada e desordenada, produzindo assim profundas transformações no meio ambiente urbano que atingem, principalmente, os setores político-econômico e sociocultural. Hoje fala-se em inchaço urbano ou macrocefalia urbana, que significa um crescimento exacerbado da população nas cidades e a descentralização colabora para que ocorra a realocação das atividades de comércio e serviços para outras partes das cidades em um processo de ocupação das áreas periféricas, aumentando a necessidade e complexidade dos deslocamentos da população, tornando os sistemas de transportes uma importante variável necessária para a qualidade de vida nas cidades.
Então, quando falamos em mobilidade urbana analisamos a situação do sistema dos nossos transportes e de toda forma de mobilidade urbana. Consideramos os problemas e as necessidades do deslocamento pela população, as linhas de intervenções e a boa condução de um plano de mobilidade. A pergunta é: – O Estado tem condições de equacionar os problemas de mobilidade urbana?

Estamos acompanhando as manifestaçõesque apontam principalmente a mobilidade urbana como um dos maiores problemas do cidadão e um dos maiores desafios do governo Dilma Rousseff. Portanto, várias são as causas desse caos urbano. Por um lado o governo encurralado, lutando contra o tempo, busca-se arrumar o país para os grandes eventos. Mas a “casa” estava desarrumada a bastante tempo. Como arrumar a parte urbana desse lar, com tantos utensílios fora do lugar?

O aumento da frota de veículos, principalmente do automóvel, promove alterações na operação e gestão do sistema viário, que tem sido adequado ao uso mais eficiente do automóvel, em detrimento dos demais modos. Esse processo acentua ainda mais a desigualdade nas cidades, já que o automóvel, em geral, passa a ser o modo mais eficiente e ágil nos deslocamentos da população, assim como colabora para a intensificação dos impactos ambientais nas áreas urbanas, pois, o uso do transporte individual, principalmente por automóveis e/ou motocicletas, aumentam os níveis de poluição sonora ou do ar.

O novo conceito de mobilidade urbana determina a adoção de uma visão sistêmica sobre toda a movimentação de bens e de pessoas, envolvendo todos os modos e todos os elementos que produzem as necessidades de deslocamentos; diferentemente da maneira tradicional que trata isoladamente o trânsito, o planejamento e a regulação do transporte coletivo, a logística de distribuição das mercadorias, a construção da infraestrutura viária e das calçadas etc.

Em 2012 realizamos a Rio+20 onde se discutiu bastante a sustentabilidade ambiental. Então, agora temos que desenvolver uma mobilidade sustentável, que é a maneira dos seres humanos se deslocarem sem que afetem o meio ambiente.

Mas o que vem a ser Mobilidade Urbana Sustentável?

Segundo o Estatuto da Mobilidade Urbana, mobilidade urbana sustentável é o resultado de um conjunto integrado de políticas públicas no espaço urbano que assegura a todos os cidadãos o acesso amplo e democrático.

Não basta atentar somente para a questão dos transportes; existem várias coisas para se discutir antes de escolher qual o melhor modal para a massa. Esse tema pode ser cobrado em provas de redação nos próximos concursos, então nossa proposta é abordar nos próximos artigos os diagnósticos e os prognósticos da mobilidade urbana no Brasil e quais são as medidas que o governo tem tomado para a solução de um problema, diríamos, crônico, mas que não é impossível de ser solucionado.

Conheça os cursos preparatórios e apostilas oferecidas pelo IOB Concursos. Aproveite para clicar no link http://www.iobconcursos.com/promocao/B02800 e você terá + 5% de desconto sobre qualquer desconto no site.


Mestre em Gestão de Documentos, geógrafo e arquivólogo. Professor de diversos cursos preparatórios e universidades. 

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: