abr
24

MULHER PODE ESTAR COM "MAL DA VACA LOUCA"

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

A suspeita de um caso de doença degenerativa rara em uma cozinheira de 54 anos recebeu a confirmação de que realmente se trata de doença priônica. A mulher está internada há pouco mais de um mês no Hospital Tricentenário(Olinda) e já fez os três exames que aumentam a probabilidade da enfermidade. Uma análise sanguínea, o eletroencefalograma e o exame do líquido cefalorraquidiano – fluido que ocupa o espaço entre o crânio e o córtex cerebral. De acordo com o diretor do hospital, Gil Brasileiro, não há mais nenhuma análise a ser feita. Ela realmente tem a doença que pode, inclusive, vir a ser a Creutzfeldt-Jakob, conhecida popularmente como “Mal da Vaca Louca”.
O resultado da análise do líquido cefalorraquidiano da paciente, feita na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, constatou a existência da proteína 14.3.3 – o que significa que ela realmente tem a doença priônica, apesar de não se saber qual das vertentes. De acordo com os médicos, este é o exame mais seguro sobre o que realmente acomete a paciente. O laudo foi assinado pelo especialista Hélio Rodrigues, do Laboratório de Investigação Médica.
Uma amostra sanguínea da mulher também foi encaminhada ao Hospital A.C. Camargo, referência no tratamento de câncer em São Paulo, e constatou ausência de mutação do gene PRNP. O laudo significa que não se pode descartar a hipótese de prion esporádica.
A confirmação da vertente de doença priônica que a paciente possui, porém, só poderá ser feita após o óbito através de exames específicos. A enfermidade ataca o Sistema Nervoso Central, provocando uma demência progressiva. As doenças priônicas são assim chamadas pois afetam os príons, partículas protéicas responsáveis por atividades como o amadurecimento dos neurônios. A doença não é transmissível e não há chance de sobrevivência para a paciente, caso ela realmente tenha a enfermidade.
O estado de saúde da paciente é estável. Apenas o sistema neurológico foi atingido. Os demais órgãos vitais funcionam normalmente E ela respira sem a ajuda de aparelhos. 

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: