jun
12

NO DIA DOS NAMORADOS NÃO ESQUEÇA O SEU LADO CONSUMIDOR

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

O Procon-PE realiza nesta quarta-feira (12), data em que se comemora o Dia dos Namorados, uma ação educativa de orientação ao consumidor. A atividade será realizada das 9h às 15h, na Estação Central do Metrô, área central do Recife. Haverá balcão de atendimento e panfletagem. O objetivo é dar dicas preventivas para que os consumidores não sejam lesados na compra do presente da pessoa amada e não tenham problemas na comemoração da data.

Compra de Presentes
Escolher não é uma coisa tão simples, porque o presente precisa ser alguma coisa que agrade a pessoa que vai ser presenteada e caiba no bolso de quem vai presentear. Lembre-se que nem sempre o melhor presente é o mais caro. O mais importante é demonstrar o seu afeto.

Como esse dia gera um grande movimento no comércio, deixando as lojas e shoppings lotados, o ideal é sair de casa com uma definição do que pretende comprar. Isso evitará perda de tempo e inibirá decisões impulsivas, além de tornar mais fácil comparar preço, qualidade do produto antes de comprar. Seja qual for o produto que pretenda adquirir, não se esqueça de exigir a nota fiscal, pois ela é a garantia dos seus direitos como consumidor!

Algumas possibilidades de presentes que merecem atenção especial 

Celulares: neste período é comum que as operadoras façam promoções para a compra de duplas de aparelhos ou planos. Porém, procure comprar em autorizadas. O produto deve estar lacrado, em embalagem original, contendo relação da rede para assistência técnica, manual de instrução e termo de garantia.

Roupas, calçados e acessórios: verifique a etiqueta de identificação. Ela deve conter informações essenciais como tamanho e tipo de tecido. Verifique também a possibilidade de troca, já que isto é facultativo à empresa se a roupa não estiver com defeito.

Flores: procure dicas de pessoas que já tenham utilizado este tipo de serviço. Faça constar na nota o dia e horário da entrega.

Perfumes e cosméticos: Observe o rótulo e atente para informações importantes como quantidade, data de fabricação e validade. Não esqueça a composição, caso sua companhia tenha alergia a algum componente do produto. Verifique o registro no órgão competente e os produtos importados devem ter as informações traduzidas para o português.

Eletroeletrônicos – Se possível teste o produto antes de levar para casa. Verifique se o manual de instrução e o temo de garantia constam na caixa do produto.

Vale presente: Uma ótima opção para os indecisos quanto ao que presentear. Neste caso, informe-se e peça registro das informações quanto ao valor, prazo de uso e a forma de restituição, caso o crédito não seja completamente utilizado.

Restaurantes e casas noturnas: As práticas ilegais mais comuns são a cobrança de consumação mínima e multa por perda da comanda. No primeiro caso o Código de Defesa do Consumidor proíbe o fornecedor de impor limites ao consumo. No segundo, o estabelecimento é o responsável por acompanhar e registrar os itens consumidos. O consumidor não pode ser penalizado. O couvert artístico pode ser praticado desde que avisado previamente.

Motéis/Hotéis: Para quem prefere passar a noite dos namorados em motéis e hotéis, o ideal é se antecipar na escolha do lugar. Entre em contato antecipadamente para conferir as possibilidades de acomodação, preços, formas de pagamento e quantas horas compreendem a diária/pernoite e se é possível fazer reservas para evitar imprevistos. Os estabelecimentos têm obrigação de prestar esclarecimentos sobre preços praticados e os valores dos itens contidos no frigobar também devem ser informados previamente e por escrito.

Fique atento às dicas e aproveite este momento especial!

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: