nov
30

"O BURRO ERRANTE" SERÁ LANÇADO NA CASA DO CACHORRO PRETO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags


Será às 16h do próximo domingo (02), na Casa do Cachorro Preto (Rua 13 de Maio, 99 – no Sítio Histórico de Olinda), o lançamento do livro “O Burro Errante”, de Habib Zahra, que será acompanhado da apresentação da peça de teatro dirigida pelo próprio Habib e baseada no primeiro capitulo do livro – com Anaíra Mahin, Igor Lopes, Germano Rabello e João Tragtenberg no elenco.

Fruto do inesperado encontro entre um escritor egípcio e uma artística plástica espanhola nas ladeiras de Olinda, O Burro Errante é um desses livros difíceis de classificar. Apesar de se encaixar no gênero infantojuvenil, por causa do formato e do estilo utilizado, a obra, definida pelo autor como uma “autoburrografia”, consegue comunicar a leitores de todas as idades, tanto pela delicadeza das aquarelas de Valeria Rey Soto, como pelas perguntas que levanta sobre o nosso jeito de enxergar o mundo.

O conto narra as andanças e aprendizagens de um jovem burrinho que deixa a sua terra para conhecer o mundo e acaba questionando seus paradigmas éticos e sociais de acordo com suas novas vivências. “Usando a linguagem metafórica das fábulas, a narrativa oferece ao público uma reflexão sobre exclusão, diferenças e identidade própria.” detalha Habib, que morou em tantos lugares diferentes que nem sabe mais o quanto ele ainda é egípcio.


 “O burro, animal que não goza de grande prestígio entre os humanos, é a figura central. Logo ele, que no imaginário é tido como ser limitado ‘por natureza’, quer ganhar o mundo, conhecer outras espécies, romper as amarras e a excessiva proteção imposta pela família. Com sua curiosidade e questionamentos vai descobrindo o mundo real, diferente do que havia sido apresentado pelos seus pais, burros que se diziam cavalos”, comenta Deborah Echeverria, editora da Cubzac, responsável pela publicação do livro.


O autor – Habib nasceu na cidade do Cairo, no Egito. Aos 16 anos, obrigado a deixar o país, saiu de casa e emigrou para a Califórnia (EUA), onde se formou em Biologia Genética pela UC Berkeley e passou alguns anos trabalhando com plantas medicinais, além de escrever regularmente para periódicos no Egito e nos Estados Unidos. Chegou ao Rio de Janeiro em 2005 e lá iniciou seu envolvimento com a dança e o teatro — envolvimento que acabou trazendo-o para Olinda (PE), onde mora e pesquisa, desfrutando dos folguedos tradicionais da região. Foi essa vivência, entre outras, que o inspirou a escrever O Burro Errante, sua primeira obra em português.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: