jul
15

OLINDA COBRA HOMENAGEM A NIVALDO MACHADO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags


Manoel Larré


As velhas raposas políticas, que pululam as nossas casas legislativas, parecem querer fincar pé e não largar os maus hábitos de décadas passadas. Nesses tempos de mudanças, por um Brasil passado a limpo e o povo clamando melhores dias nas ruas, os mercadores de ouvidos se fazem presentes na Câmara Municipal de Olinda e desdenham do requerimento proposto pelo presidente da Casa, em maio de 2012, vereador Marcelo Soares (PCdoB), acompanhado de ofício assinado pelo (ex)primeiro secretário, Alexandre Maranhão, informando da aprovação do mesmo ao prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), solicitando o registro em monumentos do município, resgatando a memória de um político dos mais sérios deste País, prestando uma justa homenagem ao ex-vereador, ex-prefeito de Olinda, também deputado estadual por seis legislaturas e senador da República, Nivaldo Rodrigues Machado.

A biografia do advogado, funcionário público federal e professor universitário, com 38 anos de mandatos eletivos e mais de 40 de vida pública, Nivaldo Machado fala por si só e enche de orgulho a sociedade olindense. Nesse quadro político de hoje, que envergonha a todos nós brasileiros – onde vemos deputado preso em pleno exercício do mandato, outros julgados e condenados pelo STF, muitos renunciando para não serem cassados, outros chamados pelo ex-presidente Lula de picaretas – se poderia esperar dos “nossos representantes” na Casa Bernardo Vieira de Melo uma atitude mais alvissareira. Mas nada acontece nessa gestão do PCdoB: nenhuma rua, praça, beco, viela; nada vezes nada em homenagem ao ex-prefeito Nivaldo Machado. 

Um assessor parlamentar, confessou a este colaborador do Blog Olinda Hoje, que a indicação/requerimento foi engavetada pelo prefeito Renildo Calheiros, por puro patrulhamento ideológico. E os vereadores torcem o nariz para a proposição. Só a aprovaram por ter partido do presidente da Casa. Isso é uma vergonha e um desrespeito para a cidade de Olinda, Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade. 

Por último, tomamos conhecimento do projeto de lei ordinária nº 1036/2012, aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que “Denomina Viaduto Senador Nivaldo Machado” o viaduto construído no bairro dos Bultrins/Olinda/PE. O projeto ainda não foi sancionado pelo governador Eduardo Campos.

Biografia Ex-vereador de Olinda por dois mandatos (1947/1950 e 1951/1954) e prefeito olindense (1955/1958), Nivaldo Machado teve também uma extensa carreira de deputado, com seis mandatos na Assembleia Legislativa (1959/1982) – a qual presidiu por três vezes. Também foi senador, como primeiro suplente de Marco Maciel (1982/1990), que havia assumido o Ministério da Educação (e, posteriormente, a Casa Civil) no Governo do presidente José Sarney. 

Machado ocupou a vaga de Maciel por dois anos e meio. Faleceu no dia 27 de janeiro de 2006, aos 85 anos de idade, na sua residência, no Bairro Novo – Olinda. Foi sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: