jun
23

OLINDA DEFENDIDA NAS TRINCHEIRAS DO FACEBOOK

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Bem antes de o Brasil inteiro debruçar-se em uma onda de protestos organizados via redes sociais, alguns moradores de Olinda já usavam a internet como uma forma alternativa de fazer política. Neste cenário, moradores insatisfeitos reúnem-se em grupos no Facebook para opinar sobre a gestão do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), tratar dos problemas do município e propor soluções. Alguns deles são “A voz de Olinda” , “Pensar Olinda” e “Olindear”.

O movimento “Pensar Olinda”, que possui um perfil no Facebook com 1.005 amigos – até o fechamento desta edição, na sexta-feira – foi idealizado por oito professores. Eles se reúnem há dois anos, aos domingos, para debater os problemas da cidade e apresentar projetos. As propostas são levadas para encontros agendados com a prefeitura, governo do Estado e até com membros do governo federal.

Uma das conquistas do movimento “Pensar Olinda” foi a ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde do município, que, antes, fechavam às 15h e passou a operar até às 18h50. De acordo com um dos coordenadores, Juvenal Alves, a ausência do desenvolvimento econômico em Olinda, diferente da realidade vivenciada em Pernambuco – com o processo industrialização e a chegada de grandes empreendimentos – motivou a criação do grupo. “Olinda ficou à margem de tudo. Não tem nada; nenhuma liderança política teve compromisso com Olinda”, reclamou Juvenal Alves.

O movimento “Olindear”, apesar de se considerar apartidário, conta com a presença de pelo menos 15 ex-candidatos a vereadores – boa parte deles pretende disputar novamente. Os organizadores agem como fiscais, visitando as comunidades carentes para identificar os problemas. A partir das fiscalizações, eles pretendem protocolar pedidos de investigação no Ministério Público para verificar os gastos e os motivos de supostos atrasos na entrega das obras que estão paradas.

“Já houve reuniões nas comunidades do V8 e V9 e vimos problemas de obras paradas, como a do conjunto habitacional. Está totalmente parada. Provavelmente há casas rachadas”, exemplificou Rujanyr Oliveira, um dos fundadores. Um dos membros do grupo é o ex-presidente do PCdoB de Olinda Ricardo Galvão, que foi chefe de gabinete da ex-prefeita Luciana Santos (PCdoB). Ricardo Galvão deixou o partido por divergências internas e, hoje, é um ferrenho crítico da gestão do prefeito Renildo Calheiros. No Facebook, o grupo tem 1.171 membros.

O grupo “A Voz de Olinda” é administrado pelo morador Otley Farias e visa discutir, fiscalizar e sugerir melhorias para a cidade. Postagens de propagandas políticas e empresariais não são permitidas. Por enquanto, as discussões se restringem ao ambiente virtual, mas os membros pretendem promover encontros.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: