jul
30

OLINDA ENTRE MELHORES CIDADES DE PERNAMBUCO PARA SE VIVER

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Alexandre Acioli

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (DHM) de Pernambuco aponta Olinda como a terceira melhor cidade do Estado para se viver. A Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, que apresenta o IDHM-2013 de 0,735, fica atrás apenas do arquipélago de Fernando de Noronha (0,788) e Recife (0,772).


Em termos nacionais, Olinda se situa na 897ª posição, enquanto Fernando de Noronha está na 76ª e o Recife na 210ª. Para se chegar a este ranking, o IDHM leva em conta o resultado da análise de mais de 180 indicadores socioeconômicos, nas dimensões da educação (acesso ao conhecimento), longevidade (expectativa de vida, oportunidade de ter uma vida longa e saudável), renda (padrão de vida que garanta as necessidades básicas), habitação, saúde e vulnerabilidade, que constam nos três últimos censos demográficos, de 1991, 2000 e 2010.


Estes índices são medidos numa escala de 0 (menos avançado) a 1 (mais avançado). Essa escala do nível de desenvolvimento é dividida em cinco faixas, indo de muito baixo até muito alto. Os dados constam no Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil 2013, divulgado ontem (29), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Foi realizado numa parceria entre o Pnud-Brasil, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.


O IDHM de Olinda está à frente de Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Carpina e Abreu e Lima, que compõem o ranking das dez melhores cidades pernambucanas.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: