ago
17

OPORTUNIDADES NO MAR

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Olinda     Tags

Constatação do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP): existe um déficit de 6% entre a oferta de oficiais de Marinha Mercante e a demanda do mercado. Isso significa dizer que faltam profissionais para trabalhar no mar. Os estudos apontam que em 2013, esse déficit será de mais de 30% – ou cerca de 1.400 profissionais.
Além da oferta insuficiente de profissionais, há uma alta taxa de evasão, que chegou a 75% em 2007. Considera-se evadido o profissional que não está embarcado nem vinculado a nenhuma embarcação.
O coordenador da pesquisa, engenheiro Guilherme Lobo, afirma que o Brasil está na “iminência de um apagão marítimo”. Segundo ele, o déficit previsto tem condições de perturbar o equilíbrio do mercado, trazendo prejuízos à navegação ou atrapalhar o programa de produção de petróleo da Petrobras em função da descoberta de novas reservas na chamada camada do pré-sal, que vai do Espírito Santo a Santa Catarina. Para tentar evitar um colapso, o Sindicato Nacional dos Armadores (Sindarma) pede a abertura de novos cursos e concursos, além de permissão temporária para a contratação de profissionais de Marinha Mercante estrangeiros.
Fonte:
http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/08/17/economia9_0.asp

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: