jan
8

Pernambuco dividirá vacinação contra o covid-19 em quatro fases

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Pernambuco     Tags , ,

A campanha de vacinação contra o covid-19 em Pernambuco será dividida em quatro fases. Índios, idosos, pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, educação e transportes integram os grupos prioritários da vacina. Na fase inicial, a imunização vai atingir mais de 2,8 milhões de pessoas.

“Nesse primeiro momento, estamos apresentando uma versão preliminar do nosso plano, que está sendo submetido ao comitê para aprimoramento e discussão”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante a primeira reunião do Comitê Técnico para Acompanhamento da Vacinação contra o Covid-19, ocorrida ontem (07), na sede da Secretaria. Segundo ele, o comitê tem até a próxima semana para apresentar suas considerações para que o plano seja finalizado.

O documento estabelece que o registro da vacinação será nominal e que os técnicos deverão informar a data da volta para a segunda dose, quando a proteção estará completa. De acordo com a Secretaria, existe a possibilidade de uso do imunizante de mais de um fabricante no país. Nesse caso será indispensável registrar qual foi o tipo utilizado em cada indivíduo.

A campanha está dividida em quatro grupos prioritários, segundo o Comitê Técnico.

  • Primeira fase: vacinação dos trabalhadores da saúde, índios, aldeões das 11 etnias do Estado, a população de 75 anos e mais; e os idosos a partir dos 65 anos que estão em instituição de longa permanência.
  • Segunda fase: vacinação especifica para os idosos a partir de 60 anos.
  • Terceira fase: vacinação dos indivíduos com comorbidades (precisará apresentar a prescrição médica, indicando a comorbidade estabelecida) e trabalhadores de serviços essenciais.
  • Quarta fase: vacinação das forças de segurança, trabalhadores da educação, caminhoneiros, trabalhadores do transporte aéreo e coletivo (ônibus e metrô); pessoas que trabalham nos portos de Suape e do Recife; e quilombolas.

O Comitê Técnico de Pernambuco, que segue as estratégias do Ministério da Saúde, ressalta que as vacinações dos profissionais de saúde, educação e segurança serão feitas in loco, ou em local a ser definido. Já para os idosos, há a possibilidade de a vacinação ser em domicílio, em drive-thru ou em centros de vacinação. “Estamos organizando a logística de entrega e distribuição dos insumos. Para cada grupo prioritário será realizada uma estratégia diferenciada”, informou a superintendente de Imunizações, Ana Catarina de Melo.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: