jul
14

PRAÇA DA CONVENÇÃO – LOCAL DA INDEPENDÊNCIA DE PERNAMBUCO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Foto: Prefeitura do Recife
Para quem não sabe, Pernambuco foi a primeira província brasileira a tornar-se independente de Portugal, no ano de 1821, quando destituiu do posto o governador português Luiz do Rego, administrador dessa “terra dos altos coqueiros, de beleza soberba”. Este fato histórico é pouco divulgado e, portanto, ignorado até por quem reside ou trabalha nas imediações e arredores da Praça da Convenção, no bairro de Beberibe (Recife). 

O local, onde hoje está situada a praça, era o lugar onde se realizavam, no início do século XIX, as reuniões do movimento separatista que ficou conhecido como “Convenção de Beberibe”. Depois da destituição do governador Luiz do Rego, os separatistas instituíram um governo provisório, comandado por Gervásio Pires Ferreira – que também virou nome de rua do Recife. 

A iniciativa para a configuração daquele espaço como praça foi do então prefeito do Recife, Augusto Lucena, em 1972, quando se comemorava o Sesquicentenário da Independência do Brasil. Ele mandou erguer no local um monumento para homenagear os heróis da Convenção de Beberibe, com oito metros de altura, de autoria do escultor Abelardo da Hora. 

A Praça está situada nas antigas terras da “Mata de Beberibe”, local onde foi assinada a Convenção de Beberibe. É possível que o espaço da praça se tivesse mantido livre, valorizado que era por residências respeitáveis, dentre as quais um palacete azul com um torreão, denominado “Casa do Pavão”, por conta das figuras destas aves e de outros elementos da natureza que nele foram pintados. Árvores remanescentes das matas de Beberibe e palmeiras imperiais ainda marcam presença na praça. 

1 Comentário to “PRAÇA DA CONVENÇÃO – LOCAL DA INDEPENDÊNCIA DE PERNAMBUCO”

  • Glauce De Carvalho 6 de março de 2018 às 12:20

    Vamos publicar também, A PRAÇA DA CONVERSÃO, onde na verdade se iniciou as primeiras manifestação da independência, no bairro dd Beberibe.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: