abr
12

PRECARIEDADE NAS POLICLÍNICAS E POSTOS DE SAÚDE DE OLINDA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Para quem busca a rede pública de saúde de Olinda, o direito básico, garantido a todo cidadão, parece ter se tornado um verdadeiro drama, compos­to de idas e vindas, ausência de respostas e muita dor de cabeça. Esta é a realidade enfrentada pelos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que, após inúmeras dificuldades para conseguir atendimen­to, acabam sendo penalizados quando recorrem aos medicamentos gratuitos nas policlínicas distribuídas da cidade.

“Sinto-me completamente desassistida, já tentei de todas as formas e só recebo respostas negativas. Meu filho precisa deste remédio para viver e a demora só tem agravado o seu estado de saúde. É um descaso”, desabafa a dona de casa Suelene Maria Rodrigues, de 48 anos, mãe do estudante Fernando Oliveira, que sofre com o aumento das convulsões durante crises epiléticas. Apesar de ter realizado o devido cadastro, ela denuncia que desde janeiro não encontra os comprimidos de carbamazepina, utilizados três vezes ao dia pelo jovem.

Na Policlínica 2, localizada na 2ª etapa de Rio Doce, a insatisfação dos usuários é crescente. Os pacientes enfrentam longas filas, saindo de casa bem antes de o sol nascer e vivenciam a incerteza, disputando uma quantidade insuficiente de fichas distribuídas. “Esta é a terceira vez que venho aqui esta semana, sempre por volta das 4h30. Fico esperando a entrega da ficha e ao final alguém sempre fala que acabou ou o sistema ficou fora do ar. A única coisa que fazem é mandar a gente vir tentar outro dia. É um absurdo”, desabafa. 

No local, uma representante que preferiu não se identificar alegou que no momento a unidade de saúde está sem gerência, reconhecendo que os problemas realmente existem. A Secretaria de Saú­de de Olinda declarou, em nota, que vem cumprindo o cronograma de entrega de medicamentos em todas as unidades. Em relação à medicação carbamazepina, o órgão declarou que a entrega foi prejudicada por um problema no fornecimento do fabricante, que teria atingido todo o Estado, algo que já estaria resol­vido. Sobre a dificuldade para marcação de consultas, a secretaria alegou que o problema foi pontual, devido a uma temporária inoperância do sistema, ressaltando que todos os pacientes obtiveram êxito em suas marcações.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: