out
30

PREVISÃO DO TEMPO PARA O TRIMESTRE É DE CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco, por meio do Laboratório de Meteorologia (Lamep), divulgou hoje (30), a previsão climática produzida por meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia e de universidades do Nordeste, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que estiveram reunidos no Recife. O evento teve também a participação, via internet, de meteorologistas do CPTEC/Inpe, em Cachoeira Paulista (SP) e Inmet, assim como de usuários em diversos pontos do Brasil.
Parte dos modelos de previsão climática indica para o próximo trimestre, novembro e dezembro de 2013 e janeiro de 2014, uma possibilidade de chuvas abaixo do esperado para o setor oeste do Estado de Pernambuco que compreende as mesorregiões do Sertão e Sertão do São Francisco, e outra parte uma probabilidade de precipitação dentro da normal climatológica.
Por consenso dos meteorologistas participantes, as distribuições de probabilidades ficaram: na categoria abaixo da média esperada (40%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (25%). As previsões de temperaturas indicaram uma maior probabilidade de serem de normal a acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.
Na Reunião de Análise e Previsão Climática para o Brasil foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal, visando elaborar o prognóstico climático para o próximo trimestre.
Foram abordados o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o trimestre dezembro de 2013, janeiro e fevereiro de 2014 (DJF2013). O aquecimento anômalo da região do Oceano Atlântico Norte tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas no norte da Região Nordeste do Brasil nesse período. Sendo a ZCIT o principal sistema responsável pela qualidade das chuvas nessa região, a previsão é de que haja chuvas abaixo do esperado para o Sertão e dentro da normalidade a acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: