mar
17

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA ÁGUA, NO ESPAÇO CIÊNCIA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Começa nesta segunda-feira (18) e se estenderá até a próxima sexta-feira (22), a Semana da Água. Confira a programação e atividades previstas para o Espaço Ciência, localizado no Complexo de Salgadinho, em Olinda.

Peça teatral: “O grito da água – conscientizar para não acabar!”

Molécula gigante de água: Expõe a importância da geometria da molécula, sendo esta a única que é encontrada nos três estados físicos da matéria ao contrário dos outros compostos existentes em nosso planeta.


Canhão de água: Exemplifica como a gravidade dita a trajetória de alguns movimentos, no caso deste experimento; o lançamento oblíquo e lançamento horizontal. O canhão d’água visa também abordar a evolução da tecnologia no processo de moagem de grãos pelo ser humano.

Balança de água: Neste experimento o visitante pode visualizar a quantidade de água corpórea existente nele.

Maquete de hidroelétrica: Como é o funcionamento de uma hidroelétrica, quais são as transformações que a energia precisa sofrer até se transformar em energia elétrica e como essa energia elétrica chega a nossas casas? Neste experimento há a resposta desses e outros questionamentos ligados a esta temática.

Parafuso de Arquimedes e Canal d’água: Explica como ao longo da história dos sistemas hídricos a tecnologia evoluiu de forma significativa. Expõe também, como se dá a propagação de ondas no mar e explica porque elas arrebentam na beira.

O ciclo da água: O intuito desta atividade não é só ensinar de maneira interativa a importância da água e de sua utilização, mas também formar adultos conscientes que possam fazer a grande diferença na luta pelo maior e mais importante componente do Planeta. Público Alvo: Fundamental I.

A gota e a folha: Passeio entre dois biomas diferentes, presentes no Estado de Pernambuco, que nos mostra como a vida pode ser influenciada pela abundância ou escassez de água; Visualização da transpiração nas plantas e comparação com nossa transpiração; Experimentos para simular a condução da água dentro de uma planta. Público alvo: ensinos Fundamental e Médio.

O poder do sabão: Compreender como funciona o transporte de micro-organismos para a água e como eles podem ser eliminados antes de encontrarem um hospedeiro compatível.
Água bem tratada: Trabalhar alguns métodos de separação de misturas que fazem parte do processo do tratamento de água, possibilitando uma maior conscientização dos principais contaminantes a fim de evitar prejuízos à saúde.

Filtro caseiro: Levar os visitantes a refletirem sobre a importância da água no cotidiano e no corpo. Utilizando um filtro de água caseiro para explicar os processos de coagulação, sedimentação e filtração e discutir as questões sobre doenças e características físico-químicas da água.

Diagnóstico Ambiental: os ambientes que visitamos dizem muito sobre sua qualidade. Será que estamos atentos ao que os ambientes nos dizem? Nesta oficina os participantes serão convidados a fazer uma análise geral dos ambientes externos do Espaço Ciência com foco na influência do ambiente na manutenção da qualidade da água.

As plantas na alimentação: Incentivar o consumo de hortaliças para uma alimentação saudável e os cuidados higiênicos no preparo antes de serem consumidas.

Minha amiga água: Serão realizadas atividades didáticas e pedagógicas com a finalidade de conscientizar as crianças e brincar ao mesmo tempo abordando um tema muito importante para a educação ambiental, partindo da ideia onde as crianças são o futuro do nosso planeta. Atividades como colorir o desenho do planeta que desperdiça água, achar o caminho correto do labirinto para fechar a torneira e um vídeo sobre como e porque cuidar da água é metodologias que trazem a criança para a realidade.

Planeta Molhado: Utilização de recursos audiovisuais da série Detetives da Ciência/Água (MultiRio) – Aborda a necessidade que todos os seres vivos têm de água, das fontes de água potável no mundo, da sua distribuição desigual pelas regiões do Planeta e para os consumidores e contaminação de lixo tecnológicos. Bancada do computador – demonstração de peças tecnológicas que contribuem para a poluição das águas; tabela demonstrativa com os elementos poluentes e seus efeitos nocivos a saúde. Mostra do resultado da coleta realizada do Canal do Tacaruna com o objetivo conscientizar jovens sobre os riscos inerentes a práticas esportivas, especialmente da natação, em locais inadequados.

Aquamóvel: Todos têm uma missão em comum: salvar a Terra antes que ela se transforme num imenso deserto. Encontrar água é o grande desafio, como tripulantes do aquamóvel sua função é de abastecer seus tanques coletores de água, mas deve ficar atento às infrações, ela não pode estar poluída ou contaminada. Estimular o espírito de equipe e o cooperativismo para conservar os recursos hídricos que ainda restam é o nosso desafio. Sendo todos os aquamóveis convidados a continuar a missão por muitos anos.

Tratamento de água através da destilação solar: Montar um destilador solar com garrafas PET onde a luz solar atravessa o plástico evaporando a água do líquido bruto, os vapores se condensam na parte interna do plástico, a água retorna ao estado líquido escorrendo pelo garrafa até um recipiente de armazenamento.

A Física da Água: Através desta oficina, o visitante aprenderá sobre os conceitos de reflexão total da luz e como funciona uma fibra óptica. Oobjetivo é apresentar de forma prática e divertida alguns conceitos sobre Física.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: